Limpeza para a volta às aulas

Operação do governo garante segurança e o conforto para os estudantes

A Escola Classe 6, entre as QEs 24 e 26 se preparou para receber bem seus alunos

O programa Escolas Limpas passou por 20 escolas no Guará desde seu lançamento, em 1º de fevereiro. As unidades de ensino receberam serviços de urbanização por meio de intervenções pontuais para melhorar a segurança e o conforto na volta às aulas dos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Entre os colégios atendidos está a Escola Classe 6, na Área Especial A da Entrequadra 24/26. No local, a equipe atuou principalmente com serviços de roçagem e poda de árvores. “São ações fundamentais para garantir um ambiente cada vez mais agradável nesse retorno dos estudantes”, destaca o Secretário das Cidades, Marcos Dantas.
A pasta é a responsável por coordenar o programa, que ainda conta com o apoio da Secretaria de Educação, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Departamento de Trânsito (Detran), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Subsecretaria do Sistema Penitenciário, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.
“O foco do Escolas Limpas são as instituições com necessidades mais urgentes indicadas pelas respectivas regionais de ensino”, acrescenta Dantas. Os colégios ainda recebem serviços de limpeza de calhas, revitalização da iluminação e da sinalização horizontal e vertical.
Números da operação
Em todo o DF, até o momento a ação retirou 122 toneladas de entulho, roçou 215 mil metros lineares de mato alto, retirou mais de 6 mil carteiras e cadeiras fora de uso e revitalizou 22 faixas para pedestre.
“[O Escolas Limpas] é um braço do programa Cidades Limpas. É uma operação que, de alguma forma, já vinha sendo feita pela Secretaria de Educação e pela Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil] e que, a partir de agora, será ampliada”, explicou o subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades, Manoel Alexandre.