Exemplo a ser seguido

Praça da Cultura e Lazer movimenta moradores da quadra Lúcio Costa

Artistas se ofereceram para recuperar os abrigos de passageiros. Plantio de mudas e atendimento aos moradores completaram as atividades

Moradores da quadra Lúcio Costa tiveram um dia inteiro de cidadania. Durante todo o sábado passado, 14 de abril, eles puderam aferir pressão, medir glicemia, saber do Índice de Massa Corporal (IMC), receber orientação quanto à alimentação e a questões jurídicas. Para as crianças teve pula-pula, pintura de rosto, futebol de sabão, pebolim e dança. O evento a 1ª Praça da Cultura e Lazer, promovido pela Associação de Moradores do Projeto Lúcio Costa (Ampluc) teve as parcerias da Administração Regional do Guará, da Faculdade Mauá, da Unitintas e do comércio local.
O presidente da Ampluc, Pedro Cruz, ressaltou que o objetivo é realizar a atividade mensalmente para unir a população em benefício de algo que beneficiará a todos. “Queremos propiciar aos moradores momentos de lazer, além de resgatar a cultura de brincar na rua, como as crianças faziam antigamente”, diz ele.
Quem passava pelo ponto de ônibus localizado na marginal da EPTG, sentido Taguatinga, pôde perceber a mudança na paisagem do local ao longo da manhã. Sete grafiteiras deram cores às paredes por meio de desenhos cheios de vida. Camila Siren, uma das artistas, explica que o projeto é importante para chamar a atenção das pessoas para o que é publico, o que é da comunidade. “A arte tem esse poder de transformar lugares abandonados pelo poder público em lugares melhores e mais agradáveis. A união da comunidade com a associação de moradores é fundamental para que essas iniciativas sejam realizadas”, afirma a artista.
A moradora Patrícia Calazans ficou admirada com a beleza dos desenhos e a criatividade das artistas. “É um mais bonito do que o outro, cada um tem sua beleza e suas características. Ficou um lugar bem agradável”. “É muito bonito ver as pessoas participando, divertindo-se. Precisamos movimentar mais o bairro”, afirma a moradora Maria Ferreira .

Plantio de mudas
Outro ponto alto do evento foi o plantio de mudas de ipês. As 14 mudas doadas pelo Jardim Botânico de Brasília foram plantadas e serão cuidadas pelos moradores. “Nós queremos somar esforços para tornar o lugar em que moramos um espaço mais agradável e bonito”, destaca o biólogo Fábio Carvalho, que também é morador da quadra Lúcio Costa.
O administrador Regional do Guará, Luiz Carlos Júnior, também ajudou no plantio de mudas, e destacou que o envolvimento da população é muito importante para a realização das atividades. “Nós, como representantes do governo na cidade, fazemos questão de participar de eventos como este, e nos colocamos à disposição para estarmos sempre aqui ou em qualquer outra quadra que tenha iniciativa semelhante”.