Os 21 anos da Escola de futsal Gênesis

Tradicional escolinha de futsal do Guará já revelou craques até para o futebol internacional

Escolinha coleciona títulos no futsal

Fundada em 1997, a escola de futsal Gênesis, que funciona no ginásio do Cave, completa 21 anos em fevereiro. Nas duas décadas de trabalho, a Gênesis revelou atletas para o futebol de campo profissional e para grandes equipes das quadras. Demétrius Brito, 30 anos, trabalha na Gênesis desde 2007. Ele conta que passa mais tempo com os atletas do que com sua família. “Por isso, dizemos que aqui é a Família Gênesis”, afirma.
O professor André Parente, 37 anos, um dos fundadores da escolinha, diz que são muitas as dificuldades, mas tudo é feito com muita dedicação. “Amamos o que fazemos e é isso que nos motiva”, atesta.

Revelações
Hoje jogador do meio-campo do Toros Athletics, dos Estados Unidos, Leonardo Nogueira (21 anos), deu os primeiros chutes na escolinha Gênesis, onde treinou de 2005 a 2009. “Agradeço o trabalho de formação que o André e o Demétrius fazem lá”, diz Leonardo em vídeo gravado no estádio do seu atual clube.
Jairo Soares, de 20 anos, meio campista do Vila Nova-GO, conta que passou pelas categorias de base do Santos, do Corinthians e da seleção brasileira sub-15, depois de iniciar a carreira na Gênesis. “Indico a escolinha para todos que amam futsal”, recomenda.
Dois atletas que chegaram às categorias do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, Leandro Ribeiro, de 22 anos, e Scheldon Junior, de 20, também começaram na Gênesis. Leandro está hoje na seleção de futsal da Universidade de Brasília (UnB) e Scheldon joga no time profissional do Gama.
Em 2017, na comemoração dos 20 anos, a escolinha realizou a Champions League da Gênesis. O campeonato teve a participação de 8 times e 150 atletas das categorias sub-6 a sub-12. Os jogos aconteceram durante quatro domingos, em novembro e dezembro, no ginásio coberto do Cave.