Baka – Uma loja colaborativa, aconchegante e acessível

Um espaço perfeito para comprar presentes, com um um charmoso bistrô e até consultório de psicologia e estúdio de maquiagem

Uma casa no conjunto T da QE 30, bem em frente ao Guará Shopping, um dos comércios mais movimentados da cidade, abriga um charmoso empreendimento. Criado e mantido pelo casal guaraense Raquel Filippi e Thel Praça, a Baka abriu 15 dias antes do primeiro lockdown causado pela pandemia, em março de 2020. De lá pra cá, foi necessária muita resiliência do casal para manter as portas abertas, mas o resultado impressiona.

O casal empreendedor guaraense Raquel Filippi e Thel Praça, com a pequena Rafaela

Na entrada da casa, a cefeteria e bistrô recebe quem chega. Além dos cafés de grãos especiais e seus acompanhamentos (como o deliciosos bolo de café da casa), sanduíches e massas estão no sucinto e prático cardápio. A cefeteria conta com a parceria de Raphael Dutra e Ítalo Soares e tem feito sucesso.

Ao entrar na casa pode-se ver, já no térreo, espalhados pelos múltiplos cômodos uma variedade incrível de produtos. A loja é colaborativa, então há produtos de dezenas de empreendedores do Guará. Aliás, empreendedoras, já que 90% das expositoras são mulheres. “Isso é para nós um privilégio pois, ver  mulheres conquistando seus sonhos, sua liberdade e seu dinheiro tem um significado histórico muito importante”, orgulha-se Raquel.

Colaborativa

Abrir uma loja física demanda muito tempo, esforço e dinheiro. O sistema colaborativo ajuda o pequeno empreendedor a ter seu próprio negócio. Na loja colaborativa, cada espaço é uma loja.  “O empreendedor aluga um espaço na loja, deixa os produtos e nós realizamos as vendas por ele. A Baka oferece espaço bonito, organizado, cheiroso, limpo e com boa música; água, luz, internet e máquina de cartão; todos os impostos pagos ; sistema de nota fiscal e hospedagem do site; funcionária especializada; embalagens.  Isso tudo dá tempo para que o empreendedor possa ter outros negócios e até mesmo para que ele possa produzir peças, participar de feiras e curtir mais tempo com a família”, enumera Raquel.

O sistema é semelhante à de outras lojas colaborativas. Quem quer vender ali aluga um nicho e expõe os seus produtos. “O sistema colaborativo está crescendo muito e ganhando cada vez mais mercado no comércio do mundo todo. Esse modelo de loja colaborativa já é muito ativo em outros países”, explica a proprietária. Esse modelo de negócio amplia as possibilidades que os microempreendedores tem de conquistar um negócio. Cada venda feita é muito importante tanto para a loja, quanto para o empreendedor, ou seja, quando       o cliente compra em uma loja colaborativa ele está comprando um modelo de negócio.

Para os clientes é uma oportunidade de, em um mesmo lugar, ter acesso a uma variaedade icnrível de produtos, principalmente para presentear. Imagine comprar cosméticos, sabonetes artesanais, roupas, acessórios, arte, artesanato e itens infantis em um mesmm local, valorizando o empreendedorismo e o comércio do Guará. Nos andares superiores, há espaços individuais para alugar. Atualmente funcionam ali um consultório de psicologia e um estúdio de maquiagem.

 

Baka Colaborativa

de Segunda a Sexta das 14h às 21h / Sábado das 14h às 20h

Baka Café – de Segunda a Sexta das 15h às 21h / Sábado das 15h às 20h

QE 30 conjunto T casa 05 – Guará 2

@bakacolaborativa

@bakacafe_