Mutirão Cidade Inteligente ocupa o Parque Dener até domingo

Nos primeiros dia da jornada de uma semana em busca de hackear a cidade centenas de alunos passaram pelo parque Dener e debates importantes ocuparam o palco principal da iniciativa

Photo collage hexagon frame effect Mockup

Desde segunda-feira, 13 de junho, o Parque Dener, no Polo de Moda do Guará, transformou-se em um espaço de vivência, experimentação e diálogo, em busca de tornar o Guará uma cidade mais inteligente
Durante os três primeiros dias, alunos da rede pública foram levados até o parque pela Coordenação Regional de Ensino para conhecer o espaço e transformá-lo. Através das oficinas ministradas pelo Instituto Arapoti, o mesmo que gere a Horta Comunitária do Guará, as crianças instalaram comedouros de pássaros feitos por elas mesmas, pintaram o mobiliário urbano com tinta de terra, criaram vasinhos auto irrigáveis e brincaram muito no parque. Todas as noites, painéis sobre tecnologia, inovação e os conceitos de cidade inteligente foram precedidos de apresentações de startups e encerrado com shows de músicos do Guará.

Deputado Rodrigo Delmasso, é o autor da emenda que viabilizou o Hackacity Guará

A iniciativa continua no Parque Dener até domingo. – ao longo do feriado prolongado, feiras, foodtrucks, fliperama para a criançada, concurso e oficina de cosplay, rodas de conversa, mais apresentações musicais e vivências no parque.
O Hackacity Guará é uma iniciativa da comunidade do Guará, realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Eco-nômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese), fomento da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação e viabilizado com emenda parlamentar do deputado Rodrigo Delmasso, morador do Guará.

Photo collage hexagon frame effect Mockup
Programação

Além dos painéis participativos, várias atividades relacionadas ao tema estão previstas, como a apresentação de startups, a InovaHouse 3d, a primeira startup Latino Americana a desenvolver uma impressora 3D para a construção civil, a Arvorah, uma plataforma digital de assistência virtual com foco na promoção da saúde e na integração do cuidado nos pacientes oncológicos, a Square City, que fomenta o ecossistema turístico e local, traduzindo a economia colaborativa e em acordo com o conceito de cidade inteligente, e a Verde Novo Sementes Nativas, uma startup de impacto socioambiental Verde Novo, um player inovador que fortalece a mão que colhe impulsionando a mão que planta, buscando trazer amplitude de impactos para a cadeia da restauração ecológica. O Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, colabora com o Hackacity demonstrando seus projetos de prototipagem para a indústria 4.0 e Voz Libras.
Os games feitos em Brasília também tem espaço no Hackacity Guará, com a participação da Associação dos Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do Distrito Federal (Abring), a representante institucional da comunidade de empreendedores e entusiastas da Indústria de Jogos do DF. Os jogos dos associados estarão expostos e disponíveis para serem testados pelo público nos dias do evento.
Todas as árvores do parque Dener serão identificadas e marcadas por georreferenciamento durante o evento pelo projeto Tempo de Plantar, uma forma de garantir a preservação do que cresce ali e de conhecer melhor o parque.
A Neoenergia estará presente com sua Agência Móvel e a Unidade Móvel Educativa. Um ambiente cheio de curiosidades e tecnologia, a Unidade Móvel Educativa é equipada com geração fotovoltaica, geração eólica e experimentos interativos, tudo isso com a finalidade de apresentar os conceitos de eficiência energética e preservação ambiental de uma forma dinâmica, prática e impactante para os visitantes. Na UME também estará disponível a ação de troca de lâmpadas para a população de baixa renda. Neste caso, o cliente leva a conta de energia e lâmpadas ineficientes que são trocadas por até 5 lâmpadas LED.

Incubadora de games e startups

O Hackacity Guará também vai ampliar a atuação de sua incubadora de startups e games. Este processo de incubação começou em 2021 e recebeu o prêmio Cidade Empreendedora, do Sebrae-DF. Agora, este processo será ampliado tendo como premissa o desenvolvimento de tecnologias com foco em sustentabilidade, mas também oportunizando conhecimento para as startups e games que participaram dos editais de fomento no DF (StartBSB 2021 e Programa Centelha 2022 que não foram beneficiadas) de forma a se prepararem para o mercado e estarem melhor preparadas para os próximos editais de fomento no DF.

O Codese

Criado em março de 2017, por iniciativa da sociedade civil organizada, o Conselho de Desen-volvimento Econômico (Codese-DF), organizador do Hackacity Guará, tem caráter propositivo e consultivo. Seu objetivo central é participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno, a curto, médio e longo prazo.
Organizado em 6 eixos de desenvolvimento, formados por 17 câmaras técnicas setoriais – compostas por empresários, acadêmicos, técnicos, além de membros voluntários da comunidade –, o Codese-DF se dedica a debater questões sociais e urbanas, com o objetivo central de propor ações efetivas para garantir o desenvolvimento sustentável de toda a região geoeconômica do Distrito Federal, proporcionando qualidade de vida e condições dignas aos seus cidadãos.