Início Cultura São João do Guará até domingo

São João do Guará até domingo

Organização espera mais de 50 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Trio Siridó, do seu Torres (foto acima) abre a festança

Caminhando a passos largos para quase uma década de existência e consolidada como a maior festa da cidade, São João do Guará chega a sua sétima edição. Com expectativa de mais de 50 mil pessoas, a festa acontece na EQ 19/30, ao lado do Edifício Consei, e vai até domingo (23 de junho), sempre a partir das 17h.
“Tudo foi pensado nos mínimos detalhes”, destaca Mayara Franco, uma das organizadoras do evento. “Passamos até uma temporada no Nordeste para deixarmos tudo com a cara de Raízes do Serão, que é o nosso tema neste ano”, comenta a promotora. “Sentimos que o DF precisava de uma grade festa fora do Plano Piloto. Tudo era muito concentrado no centro. Aliado a isso, percebemos a necessidade de fortalecer o Guará e acabou dando certo demais”, lembra Tâmara Mansur, também responsável pela organização da festa.
Na edição passada, o São João do Guará foi eleito um dos maiores do Distrito Federal, segundo a Associação de Quadrilheiros de Brasília; recebendo da Câmara legislativa o título de Patrimônio Imaterial da cidade.


Atrações
Abre a festa, na noite desta quinta-feira (20 de junho), o tradicional Trio Siridó. Com 52 anos de estrada, o grupo sobe ao palco já na abertura do evento, juntamente com a banda Lampião Elétrico. Além deles, a noite tem a apresentação da Quadrilha Chapéu de Palha.
Liderados por Torres do Rojão, fundador e único integrante da formação original, o trio promete buscar as raízes do sertão, que também é o tema da festa guaraense neste ano. Paraibano, ele tem 81 anos e nasceu em Campina Grande (PB). A primeira experiência do musicista nos palcos, felizmente, foi ao lado de Luiz Gonzaga, “o grande mestre”. O músico chegou em Brasília em 1962, criando a banda 10 anos mais tarde. Da capital federal, nunca mais saiu.
Na sexta-feira (21 de junho), quem comanda a festa é o Trio Topxote e a dupla Priscila Arêba e Adriano teclas. A poeira sobre com a coreografia animada da Quadrilha Estrela de Prata. O sábado (22) tem o comando de Rick e Rangel e o Trio Farinha com Rapadura, além da tradicional Quadrilha Pinga em Mim.
Encerra a celebração o versátil Trio Bacurau Arretado, o cantor Leon Correia e a Quadrilha Mala Véia. Nesse último dia, ainda ocorre a apresentação cultural do Teatro de Bonecos Mamulengo.
De acordo com a organização, são esperadas cerca de 50 mil pessoas para desfrutarem de comidas típicas, bebidas, um bom papo à beira da fogueira e, para a criançada, o famoso parque de diversões.

Tema
Com o objetivo de exaltar o povo, as histórias e os costumes do interior nordestino, o tema deste ano é Raízes do Sertão e a expectativa é atrair ainda mais gente em relação ao ano passado.
Por falar nos milhares participantes da edição passada, o São João do Guará foi eleito um dos maiores do Distrito Federal, segundo a Associação de Quadrilheiros de Brasília; recebendo da Câmara legislativa o título de Patrimônio Imaterial da cidade.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile