A Casa de Cultura do Guará recebe neste domingo, 31 de agosto, a Oficina de Música Teatral para Bebês, com a artista e pesquisadora Jéssica Fritzen. Com entrada gratuita, a atividade é voltada para bebês de até 3 anos e suas famílias, oferecendo uma experiência sensorial por meio da música, do movimento e do teatro. As oficinas serão divididas em dois momentos: às 10h para bebês não-caminhantes e às 11h15 para bebês caminhantes. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, e as A oficina é uma ação de contrapartida do Programa Conexão Cultura DF e do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com produção executiva da Casa Maçã, sob coordenação de Cristian Lampert. O projeto conta ainda com o apoio da Gerência de Cultura do Guará e da Escola Mifásol-lá, que tem sido uma parceira importante na promoção da musicalização infantil na região. Durante a atividade, Jéssica Fritzen compartilhará experiências desenvolvidas na formação i.LAB 2025, realizada em Portugal, destacando a importância das vivências musicais na primeira infância. Educadora musical, pesquisadora e artista dedicada à Primeira Infância, Jéssica é apaixonada por compreender como as crianças aprendem música e se relacionam com a arte. É licenciada em Música pela UFSM, especialista em Educação Musical pela UERGS e mestre em Música pela UnB. Nos últimos anos, tem se aprofundado na Music Learning Theory de Edwin Gordon, teoria que explica como bebês e crianças pequenas aprendem música.
Mifásol-lá
A Escola Mifásol-lá é uma das principais referências em musicalização infantil no Distrito Federal. Com origem ligada ao tradicional projeto “Música para Crianças” da Universidade de Brasília (UNB), a escola nasceu em 2018, após mudanças no cenário político e administrativo da universidade.

Entre os nomes que marcam a história da Mifásol-lá está a professora e arte-educadora Célia Porto. Sua trajetória com a musicalização infantil começou como mãe, ao matricular seu filho no projeto da UNB, em 2004. A partir da convivência com as aulas e com o professor Ricardo Dourado Freire, Célia foi convidada a integrar a equipe como monitora, e posteriormente como professora, atuando até 2018.
Com um trabalho baseado em temas artísticos e pedagógicos, a Mifásol-lá homenageia grandes nomes e movimentos da música brasileira no primeiro semestre do ano, e dedica o segundo semestre a temas ligados à educação musical, como os pensamentos de Roberto Freire, Maria Montessori e Lev Vygotsky. A escola também conta com um teatro para 50 pessoas, onde promove apresentações artísticas com e para as crianças.