A Praça da QI 10, no Guará I, recebe no sábado, 21 de fevereiro, o Bloco Banda Erva. Organizada pelo Coletivo Cultural QE Guará e construída com participação de artistas, moradores e apoiadores, a iniciativa aposta na ocupação do espaço público como parte da agenda de carnaval da cidade.

Segundo a organização, o bloco foi criado com a proposta de promover uma festa baseada no respeito, na inclusão e no cuidado coletivo, com posicionamento contrário a práticas de preconceito, discriminação e violência. A iniciativa também destaca o carnaval como momento de convivência e fortalecimento de vínculos comunitários no território.
Para a guaraense Ju Krause, integrante do grupo organizador, o desfile funciona como afirmação da identidade local. Ela afirma que levar o bloco às ruas contribui para valorizar a cultura do Guará e reforça a importância do diálogo com o poder público, citando o gerente de Cultura do Guará, Julimar dos Santos, pelo incentivo.
O produtor cultural do bloco, Solano, diz que a proposta é manter a praça como espaço de encontro durante o carnaval, com atenção à organização e ao acolhimento do público. De acordo com ele, o Banda Erva pretende garantir um ambiente seguro e respeitoso para os participantes.
Idealizadora do projeto e membra da organização, Marcela Lustosa afirma que o bloco se estrutura a partir do trabalho comunitário. “O Banda Erva nasce do comunitário! É o carnaval como espaço de pertencimento, onde a gente celebra nossa identidade guaraense, fortalece os laços comunitários e ocupa a praça pública com alegria, respeito, cuidados e diversidade. O Guará tem história, tem cultura viva, e esse bloco é uma expressão coletiva dessa potência.”
O Bloco Banda Erva começa a partir das 14h, na Praça da QI 10, no Guará I, com entrada gratuita.