Início Geral Obra do Hospital inicia em maio

Obra do Hospital inicia em maio

Consórcio responsável pela construção vai iniciar as fundações na primeira semana de maio. Atraso já é de seis meses. Hospital Clínico Ortopédico do Guará terá 160 leitos

Prevista para ser iniciada em novembro do ano passado, finalmente a construção do Hospital Clínico Ortopédico do Guará vai dar seus primeiros passados. O consórcio vencedor da licitação anuncia para a primeira semana de maio o início das fundações. O ritmo das obras será aceleradas após os 60 dias dessa primeira fase, quando serão construídos os pilares de sustentação. De acordo com Deraldo Júnior, diretor do Consórcio HCO, o complexo ficará pronto, em condições de funcionar, em dois anos e meio. “A partir de agora, não haverá mais atraso e entregaremos a obra no prazo previsto”, garante o diretor do consórcio.
O atraso foi provocado por adequações ao projeto solicitadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Entretanto, para Deraldo Júnior, o atraso da análise pelo TCDF teve seu lado positivo, “porque vai dar mais transparência e agilidade ao processo, que foi liberado após uma minuciosa auditoria e com todos os questionamentos resolvidos”.
Canteiro de obras foi montado em fevereiro de 2025
Com a presença do governador Ibaneis Rocha, da então secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, do presidente da Novacap, Fernando Leite, e de boa parte da cúpula do GDF, o início da obra do hospital foi oficialmente anunciado em janeiro do ano passado, portanto, há um ano e quatro meses. Há um ano, o terreno foi cercado e terraplenado, as instalações administrativas e alojamentos prontos, à espera apenas da liberação do projeto pelo Tribunal de Contas.
Durante a fase da obra serão empregados cerca de 250 funcionários diretos e outros 100 indiretos (de empreiteiras com especialização específica), segundo o engenheiro responsável pela coordenação dos serviços, Mateus da Silva.

O canteiro de obras foi montado há um ano, ao lado das QEs 17
e 19 do Guará II, mas a burocracia provocou o atraso

Especialidades do HCO
A construção do Hospital Clínico Ortopédico, localizado em um terreno de 70 mil m², entre o Parque Ezechias Heringer e a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2, no Guará II, que terá 160 leitos, vai custar R$ 174 milhões, e mais cerca de R$ 30 milhões para ser equipado. O HCO terá perfil de assistência em ortopedia, com atendimentos nas áreas de coluna, ombro, braço, cotovelo, mão, quadril, perna, joelho, pé, tornozelo, alongamento e reconstrução óssea. Dos 160 leitos, 90 serão de ortopedia, 50 de clínica médica e 20 de UTI adulta. A unidade também vai dispor de atendimento ambulatorial, internação ortopédica, centro cirúrgico, apoios diagnóstico e terapia e de nutrição e dietética, além de uma farmácia hospitalar e centrais de Material Esterilizado (CME) e de Ensino e Pesquisa.
A área principal está dividida em quatro blocos – o primeiro será destinado a ensino e pesquisa; o segundo é uma área de circulação; o terceiro é o coração do hospital, onde ficam o ambulatório, os leitos de internação e o centro cirúrgico; enquanto o quarto bloco abriga as estruturas de água, energia e esgoto. O hospital terá também auditório, anfiteatro e uma capela, além de estacionamento para os pacientes e funcionários.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile