CÂMERAS PRA TODO LADO

Delmasso consegue reforço na segurança com 89 câmeras de vídeo monitoramento

Os moradores do Guará vivem amedrontados pela sensação deinsegurança na cidade. O medo, que antes era associado ao período da noite,hoje, é sentido pela população em qualquer horário do dia. Por isso, naquarta-feira (18 de outubro), o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Podemos)se reuniu com o secretário de Segurança Pública do DF, Edval Novaes. e o secretárioadjunto Cristiano Sampaio para pedir a instalação de 89 câmeras de vídeomonitoramento no Guará, SIA, Cidade do Automóvel e Estrutural. Para custear ascâmeras e todos os equipamentos necessários, Delmasso vai destinar R$ 2 milhõese 514 mil reais, através de emenda parlamentar. A Secretaria de Segurança secomprometeu com a instalação dos equipamentos até junho de 2018. O valor dascâmeras e os locais foram definidos conforme estudo da Polícia Militar doDistrito Federal.

Delmasso disse que as câmeras de vídeo monitoramento vãotrazer mais segurança, agilidade na ação policial e prevenção de roubos efurtos. “Considerando que o Guará é a cidade com maior índice de insegurança doDF, eu como morador da cidade, não posso deixar de investir na melhoria dasegurança da nossa cidade”, enfatizou o deputado.

Guará pronto

Segundo o Comandante do4º Batalhão de Polícia Militar do Guará, major Alexandro Vieira, a emenda dodeputado Delmasso é uma ajuda muito grande, porque as câmeras vão contribuirpara o bem-estar da população, aumentando a sensação de segurança na cidade. “Éuma ferramenta a mais já que o nosso efetivo é reduzido, vai otimizar a nossaprodutividade”, afirmou Vieira.

Ainda de acordo com o Major Vieira, o 4º Batalhão está se preparando para a chegada das câmeras devídeo monitoramento. “Estamos planejando montar uma equipe para monitorar emtempo real os locais onde estiverem acontecendo os roubos e passar para asviaturas agirem de forma rápida e eficaz. As imagens capturadas serão utilizadastambém nas investigações dos crimes”, explicou Vieira.

A Secretaria de Segurançainformou que entre janeiro e junho deste ano foram registrados 19.507 roubos atranseuntes e 1.661 furtos a transeuntes no DF. A cada 100 mil habitantes, 1,2mil foram roubados nas ruas do DF em 2016. No ano anterior, esse índice erapouco menor, de 1 mil roubados para cada 100 mil habitantes.