Judocas guaraenses são destaques no exterior

As jovens Bianca e Beatriz, treinadas pelo professor Oswaldo Navarro, e mostram a força feminina no tatame no Peru

 

O judô brasileiro está em festa e parte desta alegria égraças as judocas guaraenses, Bianca Reis Rosa e Beatriz Oliveira que acabam devoltar do Campeonato Pan-americano e Sul-americano de Judô, realizado em Lima,do Peru, nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Bianca conquistou duas medalhas de ouro- uma no Pan-americano sub 13 e a outra no Sul-americano sub 13. Beatriz, porsua vez ,recebeu a medalha de bronze no Pan-americano sub 15. Do total de 93medalhas que o Brasil conquistou nestes campeonatos, três vieram para o Guará.

Antes de chegar à etapa internacional, as judocasparticiparam da seletiva brasiliense, regional e depois da etapa nacional (oBrasileirão) que aconteceu na Bahia. Bianca e Beatriz ficaram em segundo lugarna etapa nacional, cada uma em sua categoria. Primeiros e segundos lugares decada campeonato são classificados para a seletiva seguinte. As atletas sãotreinadas pelo professor sensei Oswaldo Navarro da academia Corpo Arte, na QE26.

Bianca Rosa, de 12 anos, compete na categoria sub 13 ecomeçou a treinar aos 7 anos de idade, por incentivo do pai que queria que elafizesse alguma arte marcial e escolheu para ela o judô. Durante algum tempo,ela ficou em dúvida entre o ballet e o judô, mas quando começou a competir nostatames não teve mais dúvida, ficou com a luta. “Eu comecei a treinar como umesporte qualquer, mas hoje em dia eu dou o meu melhor e em cada campeonatotento buscar a maior pontuação”, conta a atleta.

Rotina de treinos

Nas semanas que antecedem alguma competição, o treino é maisintenso, porém faltando dois ou três dias para o evento é importante descansaro corpo e a mente. Bianca diz que cuida da alimentação, evita comer doces eexcesso de carboidratos. Além da idade em cada categoria, as atletas não podemultrapassar o peso máximo, no caso da categoria da Bianca, 52 kg. Paracomplementar seu desempenho, a atleta faz treinamento funcional duas vezes porsemana na Hit Assessoria Esportiva.

Apesar da recente conquista, a jovem campeã sonha alto e lána frente. Tendo como inspiração as atletas brasileiras Rafaela Silva e SaraMenezes, Bianca pretende seguir com a vida dedicada ao judô e conquistar umamedalha de ouro nas Olimpíadas, mas por conta de pouca idade, terá que esperarmais alguns anos. Enquanto sua hora de brilhar nas Olimpíadas não chega, elasegue com os treinos e com o pensamento de campeã – “eu não julgo minhaadversária pela faixa, pela altura ou pelo país que ela vem; você só sabe quemela é de verdade no momento da luta. Não posso entrar super confiante, massempre tenho dentro de mim que eu vou ganhar”, ressalta Bianca que tem comolema uma frase do avô: “Eu quero, eu posso e eu vou vencer.”

Beatriz Oliveira está com 14 anos e competiu pela última vezna categoria sub 15 e trouxe de Lima a medalha de bronze. A partir do ano quevem, ela fará parte da categoria sub 18. A estreia de Beatriz no tatame nãofoi, digamos, “de livre e espontânea vontade”. Ela tinha 9 anos e ia acompanharo irmão que treinava com o professor Oswlado Navarro. Ficava sentada assistindoaos treinos. O professor sempre a convidava para participar, um dia ela tomoucoragem, aceitou e não parou mais.