“O PDT deixou a base do governo, mas vai continuar votando pelos interesses do brasiliense”

Guto Gomes- ex- Secretário do Trabalho, emprego e Renda

No governo, nem sempre vale a competência ou a boa avaliaçãodo trabalho para continuar nos cargos mais relevantes ou de natureza política.Aliás, em muitos casos, é o que menos importa, principalmente depois dainstitucionalização do troca-troca entre governo e legislativo, em que cargos, espaçose empregos são negociados em troca de apoio parlamentar nas votações deinteresse do governo. O exemplo mais recente é o do guaraense Gutemberg (Guto)Gomes, que entregou a Secretaria doTrabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos(Sedestmidh) porque seu partido, o PDT, resolveu deixar a base do GovernoRollemberg. Mesmo assim, Guto chegou a ser convidado pelo próprio governadorpara permanecer no cargo, mas preferiu não contrariar o partido.

Discreto, Guto sempre foi um dos secretários mais bemavaliados no Governo Rollemberg, mesmo ocupando uma das maiores e maiscomplexas secretarias de estado. Responsável pela área social, a Sedestmidh é asecretaria mais sensível do governo, porque trabalha no apoio às políticasassistenciais aos mais carentes e tem um função relevante na desativação deinvasões e na desocupação de áreas públicas realizadas pela Agência deFiscalização (Agefis) e pela Secretaria de Ordem Pública (Seops).

“Gostaria de ter permanecido no governo, não por vaidade enem por projetos pessoais, mas por achar que vinha dando minha contribuição naárea social e o nosso projeto na secretaria vinha caminhando bem e aindapoderíamos contribuir mais. Mas, acima de tudo, sou de partido e fiel aos meuscompanheiros que preferiram deixar o PDT mais independente do governo”, dizele, resignado.

Oposição responsável

Mesmo oficialmente fora do governo, Guto defende uma posturaindependente mas responsável do PDT nas votações de interesse da população naCâmara Legislativa. “Não podemos deixar de apoiar o governo porque deixamos deocupar cargos nele. Isso seria fisiologismo apenas. Continuaremos sendo a favordo que for melhor para a população do DF. Essa é, inclusive, a opinião dodeputado distrital Joe Valle, presidente da Câmara Legislativa, e do presidenteregional do PDT, Georges Michel”, garante.

Entre os principaisfeitos da secretaria na sua gestão, Guto cita a reforma e reestruturação de 14restaurantes comunitários. “No do Sol Nascente implantamos o café da manhã emcaráter experimental e deixamos tudo pronto para que ofereça também o jantar”.

Fora do governo, Gutopretende se dedicar mais à defesa do Parque Ezechias Heringer, o Parque doGuará, uma das de suas paixões – ele é considerado o símbolo da defesa doparque por carregar as sequelas de um tiro dado por um invasor há mais de 20anos – , e, claro, à campanha política do próximo ano como um dos membros da executiva regional do PDT.