Parque do Guará – Como e quando começa a ocupação

Representantes do GDF apresentam aos moradores o projeto de recuperação e as atividades a serem desenvolvidas

Com o objetivo de dialogar com a comunidade do Guará sobre a reocupação do Parque Ecológico Ezechias Heringer – que tem passado por ação do Governo do Distrito Federal de retomada de área pública -, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promoveu, nessa segunda-feira (19 de junho), uma reunião pública com moradores, empresários, líderes comunitários e representantes de entidades e órgãos públicos.

“Estamos construindo uma agenda para a retomada do parque. Ter a possibilidade de uma biodiversidade preservada é um privilégio para a comunidade e por isso é preciso que o Guará abrace a unidade”, explicou durante o evento a presidente do Instituto, Jane Villas Bôas.

Na reunião, o Ibram apresentou as ferramentas para a gestão do parque, como a construção do Plano de Manejo, além de propostas d eprojetos de infraestrutura, de educação ambiental e da criação de um conselho gestor. “Nosso objetivo é fazer uma administração de forma compartilhada com a comunidade”, explicou a superintendente de Áreas Protegidas do Ibram, Tânia Aparecida Silva Brito.

Um dos projetos previsto para o parque é o MemorialEzechias Heringer. Apresentado durante a reunião pela filha do agrônomo, AnaJúlia Heringer, o museu irá guardar grande parte do acervo deixado pelopesquisador. “Esse será um resgate não só da memória natural de Brasília, mastambém do bioma cerrado, considerando o importante trabalho desenvolvido pelomeu pai”, explicou Ana Júlia Heringer.

O evento foi realizado na Administração Regional do Guará e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, André Lima; do administrador do Guará, André Brandão; do deputado distrital Rodrigo Delmasso; o assessor Tiago Monteiro Tavares, representando o deputado Chico leite;líderes comunitários; representantes de escolas e empresas locais; além demoradores do Guará.

Novos encontros serão realizados ao longo deste ano para dar sequência ao trabalho.

Educação ambiental

Entre os projetos que serão desenvolvidos está o de educação ambiental. De acordo com o responsável pela Coordenação de Educação Ambiental do Ibram, Luiz Gatto, a ideia é adaptar às necessidades locais uma metodologia de sucesso utilizada na região da Granja do Ipê.

“A ideia é construir um trabalho envolvendo as escolas e a comunidade em geral de forma a despertar a consciência ambiental e motivar o engajamento de todos na defesa do parque”, afirma Gatto.

Parque Ecológico Ezechias Heringer

O Parque Ecológico Ezechias Heringer, conhecido comoParque do Guará, recebeu o nome em homenagem ao pesquisador que identificoudiversas espécies de orquídeas em todo o território do Distrito Federal.

Sua área foi delimitada em 1977, mas apenas em 1998 suacriação foi consolidada com a Lei Distrital nº 1.826. A unidade visa garantir apreservação dos ecossistemas remanescentes; promover a recuperação de áreasdegradadas com espécies vegetais nativas da região e proporcionar à populaçãocondições para a realização de atividades culturais, educativas e de lazer emcontato com a natureza.

Dentro da área do parque, com um total de 344,95 hectares, existe uma mata com importante diversidade florística, onde já foram encontradas 51 espécies arbóreas, 72 espécies de orquídeas e 59 espécies de arbustos e ervas, incluindo espécies raras e quase extintas. A unidade possui ainda sede, um orquidário, trilhas para a realização de caminhadas ecológicas,pontos de encontros comunitários (PEC), parquinho infantil, quadras poliesportivas e pista de cooper.