Izalci promete valorizar administrações regionais

Durante sabatina com blogueiros políticos, pré-candidato ao governo diz que vai criar também prefeituras comunitárias para dar voz ao morador

Se for eleito, o pré-candidato ao Governo do DistritoFederal, deputado federal Izalci Lucas promete revitalizar as administraçõesregionais, que foram reduzidos a meras ouvidorias e cartórios para carimbardocumentos nos últimos governos. Essa é uma das bandeiras de sua campanha,revelada durante entrevista aos blogueiros de política do DF, nestasegunda-feira, 2 de outubro. Izalci, que tem base eleitoral no Guará, dissetambém que a segurança pública será uma das suas prioridades, e será comandada,segundo ele, por técnicos especializados em cada assunto.

Durante a entrevista aos filiados à Associação dosBlogueiros Políticos do DF e Entorno, Izalci criticou o projeto do governadorRodrigo Rollemberg de promover eleição direta dos administradores regionais. “Aeleição de administrador é uma idiotice. Não importa quem será o administrador.O que importa é o planejamento que será apresentado para a cidade. Esseplanejamento deve ser estabelecido no orçamento. Dessa forma, independente dequem for o administrador, as políticas públicas serão executadas”, afirmou.

“Trarei de volta as atividades tradicionais dasadministrações regionais e darei ainda mais poderes à elas. A população voltaráa frequentar as administrações que funcionará como prefeituras”, disse.

Izalci disse que seu governo vai priorizar a volta dasprefeituras comunitárias que eram comuns nos governos de Joaquim Roriz.”Vou recriar as prefeituras comunitárias nas quadras do Distrito Federal.Os prefeitos comunitários terão incentivos e acesso direto aos gabinetes dosadministradores das RAs”. Izalci entende que os lideres comunitários têmtodas as condições para cuidar voluntariamente de seus bairros e quadras.”O prefeito comunitário está na ponta do problema. Se aparecer, porexemplo, um pequeno buraco no asfalto de sua rua, ele tira uma foto e entregana Administração que providenciará imediatamente o reparo com equipe própria. Ogoverno não pode estar em todos os lugares, e coisas pequenas como um buraconum asfalto só é percebido quando já está grande demais. Aí tem que passar porprocesso de contratação de empresa, e isso é muito demorado eburocrático”, explicou.

Segundo o deputado, seu grupo político vem trabalhandointensivamente na construção de projetos que possibilitem trazer Brasílianovamente ao cenário de uma grande metrópole. “As perdas de empresas quefecharam suas portas indo aqui mesmo para o estado de Goiás por falta deincentivos e uma política “feijão com arroz” precisarão acreditar numa novagestão voltada, principalmente, para o desenvolvimento sustentável eeconômico”, analisou o deputado.

Outra crítica do pré-candidato ao governo foi em relação àgestão dos dois últimos governos do DF, que, segundo ele, pecaram por se cercarde quem não tinha qualidade e experiência. “A solução para Brasília não passa por nomes, mas sim por projetos. Asúltimas gestões dos governos Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg jádemonstraram que esse processo de nomeação de amigos não convence a maisninguém. Foram quatro anos de governo ineficiente com Agnelo e agora entramosno terceiro ano de completa incompetência por parte do governo Rollemberg”.

O deputado federal e presidente regional do PSDB focou suascríticas também no aumento da insegurança pública. “É inadmissível que Brasíliaesteja envolta num alto índice de criminalidade e com números notadamentemaquiados pelo governo. As políticas de segurança aplicadas até agora semostraram ineficientes, já que as corporações estão defasadas em seus efetivos,não tem motivação para trabalhar e estão em lutas para recomposição salarialque o próprio governo já declarou que não vai atender. O aparelhamentologístico está sucateado e não há perspectivas de recomposição nem tão cedo”,disse.

Administrações Regionais terão sua autonomia

De acordo com IzalciLucas, Rollemberg prometeu o que não era capaz de cumprir ao anunciar eleiçõespara a escolha dos administradores das regionais. “O possível governo do PSDBnão pretende seguir esse caminho. O objetivo é delegar às administraçõesregionais os mesmos poderes que tinham em governos anteriores, onde tapar umburaco na rua se resumia a uma reclamação de um cidadão qualquer e o serviçoera realizado imediatamente”.

Na visão do deputado, asadministrações hoje viraram moedas de troca para convencimento dosparlamentares na aprovação de projetos de interesse do executivo. “Nós iremosacabar com isso. Elas, as administrações, terão autonomia, porém seguirão osprojetos de governo previamente elaborados de forma que a comunidade estejacompletamente dentro do processo de construção e para isso a recriação dasprefeituras comunitárias será de fundamental importância”, afirmou Izalci.

PSDB terá
candidatura própria

Em relação aos últimos embates envolvendo a cúpula dopartido, Izalci confirmou que o partido terá candidatura própria e ela se chamaIzalci Lucas. A reunião da Executiva na semana passada definiu pontosimportantes que foram amplamente divulgados através de nota, mesmo com oSecretário-Geral do Partido, Virgílio Neto, classificando-a de “fantasiosa” esem nenhuma validade jurídica.

Questionado sobre sua relação com o senador Aécio Neves(PSDB), Izalci afirmou que o senador mineiro não é o seu padrinho político nopartido. “Minha relação com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vemdesde o governo do ex-governador Mário Covas (PSDB). Minha afinidade com oAlckmin é bem maior do que a que tenho com o Aécio. Mas quero esclarecer que setenho um padrinho no PSDB, este padrinho é a bancada nacional do partido”. (Com Sandro Gianelli).