DEMOCRACIA E SAÚDE

A Região Centro Sul composta por Riacho Fundo I e II, Guará, SIA, Núcleo Bandeirante, Park Way, Candangolândia e Estrutural, realizou nos dias 03 e 04 de Abril a sua conferência regional no Clube da Saúde.
Na abertura muito concorrida por sinal, além da presença de conselheiros de saúde das regiões envolvidas, servidores, gestores contou também com a presença do Secretário -Adjunto de Gestão em Saúde, Sérgio Luiz da Costa, de administradores regionais, do vice-presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado distrital, Rodrigo Delmasso (PRB), dos colegas, o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF, Jorge Vianna (Podemos), e Hermeto (MDB), suplente da CESC e outras autoridades.
Desde o dia 26 de Março as sete regionais de saúde, estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF estão realizando conferências regionais de saúde, que sob o lema ; Democracia e Saúde pretendem discutir os problemas diversos da saúde nas diversas regiões no DF.
Juntos, conselheiros regionais de saúde, usuários e servidores, demais profissionais de saúde, discutirão os rumos e a sobrevivência do Sistema Único de Saúde – SUS com propostas que serão levadas para a etapa distrital prevista para acontecer em Junho, com a consolidação das propostas que serão levadas e apresentadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em Agosto.
Para isso, três eixos estruturantes, foram previamente definidos e devem nortear os debates: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Público de Saúde e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.
Espera-se que a conferência seja exitosa, trazendo soluções para a tão combalida saúde pública do DF, que a muito clama por melhoras.