SINAL DE VIDA

Como uma ideia simples importada da Europa, justamente no dia 1º de Abril de 1997, foi implantada a famosa Faixa de Pedestres, que, apenas com um simples gesto de mão, por aqui batizado de sinal de vida, projetou o DF a exemplo nacional.
Esse simples gesto de fazer um pequeno aceno com o braço estendido, foi uma convenção criada pela população, pois não encontra-se no Código de Trânsito Brasileiro – CTB ,não é lei, mas diminuiu drasticamente o número de mortes no trânsito. Hoje, passados exatamente 22 anos, virou uma tradição, sendo respeitada por motoristas e pedestres de todo o DF.
Foi preciso o número de mortes no trânsito chegar a índices alarmantes para que buscassem uma solução para reduzir o número de mortes.
Para isso especialistas baseados em diversos estudos fizeram uma grande campanha de conscientização para mudar o comportamento e construir uma cultura de respeito à travessia de pedestres em todo o DF, e hoje é motivo de orgulho para os brasilienses.
Conhecida como uma cidade feita para carros, em detrimento dos pedestres, muita gente duvidou da eficácia da implantação, mas graças ao esforço de todos, hoje podemos nos orgulhar e dar graças a Deus pela implantação e a consolidação dessa cultura.
Digo isso pois em 2019, segundo as estatísticas, apenas uma pessoa morreu ao atravessar pistas no DF. Novas campanhas serão lançadas para maior conscientização, com o foco principal em pedestres, também ciclistas e motociclistas.