Poucas & Boas 345

Providências contra as sucatas
O episódio das kombis abandonadas no Guará, que foi motivo de muitos debates nas redes sociais da cidade, motivou uma ação do deputado Rodrigo Delmasso (PRB), que encaminhou ao Tribunal de Contas do DF uma representação pedindo providências para que o órgão exija do Detran o recolhimento desses veículos.
Segundo a Lei nº 5.342, de 16 de maio de 2014, a responsabilidade da retirada dos veículos é do Detran – DF, porém a recorrência de reclamações revela a falta efetividade do órgão em atender as demandas. O Detran alega que não pode retirar veículos, mesmo que sucatas, se tiverem placa e estacionados corretamente. Mesmo que estejam com documentos vencidos. Segundo o órgão, a fiscalização somente pode recolher se o veículo se movimentar ou estiver fora da vaga. Daí, o impasse.

Catequista continua foragido
O catequista pedófilo do Guará continua driblando a polícia. Mesmo com a divulgação dos possíveis disfarces de José Antônio Silva, nenhuma denúncia do paradeiro dele foi feita até agora.
E olha que a polícia do DF é considerada muito eficiente…

PPP do Cave no forno
Concluída a transferência do complexo esportivo do Mané Garrincha para a iniciativa privada, a prioridade do governo Ibaneis agora é a privatização do Cave. O processo está pronto, inclusive com dois grupos interessados, mas estava aguardando a conclusão do processo da Arena Plex.
O que não se sabe ainda é se o kartódromo Ayrton Sena será incluído na PPP. É que o governo dividiu a área a ser privatizada em dois grupos – a do estádio, ginásio coberto e quadras, e a do kartódromo. São interesses diferentes.
Em relação ao kartódromo, ele é administrado pelo Guará Motor Clube, presidido por José Argenta, que tem contrato de administração com o governo há mais de 20 anos. Quando a minuta da PPP foi tornada pública, Argenta recorreu ao Tribunal de Contas contestando o edital por apresentar possíveis irregularidades e direcionamento. Nesta semana, o TCDF julgou a contestação improcedente e deu ganho da causa ao governo.
Mas, há no meio político e também no esportivo e no próprio governo, algumas pessoas que defendem o direito de Argenta continuar administrando o kartódromo, pelos serviços que ele vem prestando ao kart do DF. Não se sabe, porém, se essa defesa será considerada pelo governo na hora de lançar a PPP.
A previsão é que a privatização do Cave aconteça até setembro. Com ou sem o kartódromo.

Parada LGBT no Guará
Domingo, 4 de agosto, acontece a 6ª edição da Parada do Orgulho LGBT do Guará, no estacionamento do metrô e feira, a partir das 13h.
Além de atrações musicais, estão previstas as presenças de representantes conhecidos do meio, como drag queens e DJs. A principal atração é o show com Pikineia, drag queen e cantora muito conhecida das noites LGBTs de Brasília.

Rua de Lazer melhor
Com exceção de alguns moradores próximos, incomodados com o barulho das atividades, a maioria da população guaraense aplaude a Rua de Lazer no último domingo de cada mês na via central do Guará II. O único questionamento era em relação ao período da tarde, que atraía apenas uma faixa mais jovem, porque de manhã é a vez das famílias com suas crianças e pets.
A reclamação é que os jovens iam pra lá consumir álcool e drogas, ouvir música alta e promover algazarra e até brigas. A solução encontrada, pelo menos no domingo passado, foi promover saraus musicais e com isso entreter esses jovens e atrair outra faixa mais adulta. Deu certo. As atrações do domingo passado foram a dupla Rênio Quintas e Célia Porto.
A iniciativa de levar essas atrações foi de voluntários, mas, para que continue, é necessário que a Administração Regional assuma de vez a organização da Rua de Lazer.

Mais pets
Outra sugestão é que a organização incentive o passeio de pets, principalmente cães, que acabam sendo uma atração para a maioria dos frequentadores. E também permitir alguns food trucks, para oferecer opção de comida e lanche a quem queira continuar até o período da tarde.