Coluna do Professor Klécius – 20 de maio de 2020

ADASA/CAESB VÃO AUMENTAR PREÇO DA ÁGUA
A partir do mês de junho, uma grande quantidade dos consumidores vai pagar mais caro pelo consumo de água no DF. A partir do referido mês, a CAESB (autorizada pela ADASA) passa a cobrar uma tarifa fixa de todos os consumidores, no valor de R$ 8,00. Esta taxa inventada pela desnecessária Adasa está vindo para compensar a derrubada da tarifa mínima decretada pela CLDF através de Projeto de Lei.

CÂMARA LEGISLATIVA X ADASA/CAESB
A CLDF derrubou a tarifa mínima depois de promulgar um Projeto de Lei que tinha sido, inclusive, vetado pelo governador Rollemberg. Com a queda da tarifa mínima que obrigava os consumidores a pagarem 10 m3, mesmo que consumissem menos ou até sem nenhum consumo, a desnecessária Adasa procurou logo uma saída. A Câmara anunciou a promulgação do projeto como uma vitória da população. “Não iríamos pagar pelo não gasto”, bradavam os srs. Deputados. E nesta “briga”, o consumidor saiu perdendo, pois, a Agência Reguladora achou uma saída que prejudicou, ainda mais, nós, consumidores.

TARIFA FIXA PARA TODOS
E a saída foi a melhor possível para a CAESB. A desnecessária Adasa autorizou a cobrança de uma TARIFA FIXA, prejudicando, inclusive, aqueles que consumiam mais de 10 m3. E, agora, como fica a palavra da Câmara, vendo seu Projeto de Lei derrubado pela Adasa? A manobra foi tão vergonhosa que decidiram cobrar somente a partir do mês de junho/20 em vez de aplicar a queda da tarifa mínima em janeiro, como estava previsto. Jogada de “mestre” e Nós, como sempre, …

E TEM MAIS I
E esta tarifa fixa (que dizem ser administrativa e de manutenção) vai ter reflexos também no valor a ser pago pelo esgotamento sanitário. O valor pago pelo esgoto é 100% do valor pago pela água.

E TEM MAIS II
E não pensem que a CAESB esqueceu do reajuste que, normalmente, acontece em junho. A Adasa já publicou a resolução 03/20 de 26 de março, apenas “adiando” o Reajuste Tarifário Anual para 01 de outubro, devido ao Estado de Calamidade Pública “de importância internacional decorrente da disseminação da COVID-19”. São tão bonzinhos…

E TEM MAIS III
“Os impactos econômico-financeiros decorrentes do adiamento do Reajuste serão compensados nas tarifas, após o término do período da emergência … em decorrência da COVID-19. ” (Parágrafo 2º. Do artigo 1º. da resolução). Veja que até a diferença de junho a setembro será cobrada posteriormente. Preparemos os bolsos… devem vir mais coisas por aí!!!

NÃO SOMOS PATRÕES?
Nesta quinta-feira, numa videoconferência com empresários, o presidente do Brasil Jair Bolsonaro dirigindo-se aos empresários: “… tenho um profundo respeito e admiração pelos senhores e repito: os senhores são os nossos patrões”. Desde que me entendi como um ser humano, aprendi que numa democracia o PATRÃO é sempre o POVO. Todo o trabalho dos governantes é a favor do seu PATRÃO – O POVO. Se mudou, não é DEMOCRACIA …

ESTÃO MEXENDO NO GINÁSIO DE ESPORTES DO MAXWELL
O que será que vão fazer com o ginásio do ex-colégio Maxwell. Estamos de olho e o Ministério Público já foi comunicado? Estão reformando alguma coisa, mas às escondidas… Esperemos que não seja mais uma igreja! O ginásio de esportes construído em área pública deve ser usado pela comunidade!!! Na próxima semana mais detalhes.

SECRETARIA ESPECIAL DAS PPP COM NOVO SECRETÁRIO
Esta semana, PPP do Cave terá novidades. Aguarde!