“É preciso mais conscientização dos moradores para a preservação da cidade”

Luis Carlos Nascimento - Administrador Regional do Guará

Ainda sob desconfiança dos moradores por ser pouco conhecidona cidade antes de ser indicado como o novo administrador regional do Guará nolugar de André Brandão, Luis Carlos Delfino do Nascimento começa a imprimir seuestilo ao cargo. A primeira providência, depois de conhecer melhor a casa, éprocurar se interagir com as lideranças comunitárias e conhecer as demandas dacomunidade.  Depois de duas semanas nocargo, ele revela que está incomodado com a falta de consciência dos moradoresna conservação das áreas públicas e que pretende iniciar uma campanha para estimulara cidadania da comunidade.

Como foi a primeira semana no cargo? Alguma dificuldade?

-É natural que em qualquer nova função seja necessário umtempo para as adaptações, o conhecimento da casa e das demandas externas. Mas,não foi muito difícil, porque, além de morador do Guará há 11 anos, euparticipava da equipe do deputado Rodrigo Delmasso em visitas aos moradorespara ouvir as reivindicações deles. A casa, por outro lado, foi deixada bemarrumada por André Brandão.

Pelo que o sr. viu e sentiu, quais são suas prioridades apartir de agora?

– Há muito tempo me incomodo com a falta de cidadania porparte dos moradores na manutenção da sua própria cidade. As áreas públicas everdes cada vez estão sendo usadas para descarte de material usado, inclusivelixo orgânico. Falta conscientização e essa será uma das nossas preocupações.Já estou solicitando à Novacap a cessão de outro caminhão para aumentar acoleta do que é jogado nas áreas públicas, embora a solução seja convencer omorador de que não continuar fazendo isso. Existe um serviço na Administraçãopara recolhimento de móveis e eletrodomésticos descartados, mas nem todosrecorrem a ele.

Os principais responsáveis pelo descarte de entulho emóveis em áreas públicas são os carroceiros. Por que não aumentar afiscalização a eles?

-Concordo e essa é uma ações que pretendo buscar com osórgãos fiscalizadores, mas, por outro lado, esbarramos na falta de umalegislação mais dura para que possa puni-los. Mas essa parte vai melhor apartir de janeiro, quando entra em vigor a lei que vai proibir a circulação decarroças em áreas urbanas do DF. Vai diminuir, mas não vai resolver enquanto omorador também não fizer a sua parte.

O sr. é uma indicação pessoal do deputado distritalRodrigo Delmasso, padrinho político do Guará, e responsável pela maior partedas emendas parlamentares para investimentos na cidade. Tem alguma emenda nova?

-Estamos negociando com a Ceb a execução de uma emenda de R$1.34 milhão do deputado Delmasso para reforço e melhoria da iluminação públicada Região do Guará, principalmente de áreas verdes e públicas. Vamos começarpelo Sof Sul e depois pelas áreas da cidade que precisam de melhorias. Até oinício do próximo ano, todas as deficiências da iluminação pública da cidadeestarão resolvidas.

Vai começar o período das chuvas. Quais providênciasestão sendo tomadas para evitar acidentes e transtornos para a população?

– A primeira delas é a limpeza das bocas de lobo, umtrabalho que estamos fazendo em conjunto com a Novacap. Mas, repito, nãoadianta o esforço do governo se não houver colaboração dos moradores, paraevitar que joguem lixo e entulho nas ruas e com isso provocar o entupimento dasredes de esgoto e águas pluviais.