Programa Brasília Cidadã realiza 3º Baile de Carnaval para Idosos no Guará

Centenas de pessoas lotaram o salão de Múltiplas Funções e se divertiram ao som de música ao vivo, concurso de rei e rainha do baile e muitas brincadeiras

Aconteceu na última quarta-feira (7) a 3ª edição do Baile de Carnaval dos Idosos. A festa preparada para mais de 1.500 pessoas aconteceu no salão de Múltiplas Funções do Cave, Guará 2 e foi oferecida pelo Governo de Brasília em parceria com a Governadoria; Casa Militar; secretarias de Cultura, Cidades, Esporte Turismo e Lazer e Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos (Coordenação de Pessoas Idosas). O evento também contou com o apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA-DF, da Caesb e de voluntários.

O Carnaval Multicultural foi assim denominado pela diversidade de ritmos que animaram a tarde dos idosos e seus acompanhantes que ali estiveram presentes. A banda Pé de Cerrado comandou a tarde dançante com muita animação levando centenas de pessoas para a pista de dança ao som do bom forró, marcinhas antigas, frevo, entre outras, além de promover brincadeiras dançantes. Aconteceu ainda o concurso de fantasias que elegeu o rei e a rainha da festa e a distribuição de lanches e frutas para quem estava presente.

Muitas autoridades prestigiaram o evento entre elas a secretária de Esportes, Turismo e Lazer, Leila Barros; a secretária adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joana D’Arc Alves Barbosa Vaz de Mello; o subsecretário de Direitos Humanos, Rodrigo Dias; a subsecretária de Políticas para Mulheres, Raíssa Rossiter; subsecretário de Igualdade Racial, Victor Nunes; o presidente do Conselho do Idoso, Francisco Benedito  Wiechert; o subsecretário de Mobiliário Urbano e Participação Social, Marlon Costa e o administrador do Guará, Luiz Carlos Júnior.

O Carnaval Multicultural além de promover a descontração e reavivar as boas lembranças que as pessoas mais vividas trazem consigo dos tempos das juventude, é também uma forma de promover a cultura e o lazer para elas. Segundo o subsecretário de Direitos Humanos, Marcos Dantas: “Esse é um eixo fundamental para o processo do envelhecimento ativo e reconhecimento dos direitos das pessoas idosas. A sociabilização que o evento promove ajuda no reforço aos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização, que são estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.”