Jornal do Guará
Nando Viana é destaque da semana no Aplausos
O Aplausos Clube de Comédia, no Guará II, preparou uma semana de programação diversificada entre os dias 24 e 28 de junho, reunindo apresentações de humor para diferentes públicos. O destaque fica por conta da apresentação de Nando Viana, que encerra a agenda no domingo (28), às 19h, com o espetáculo “Nando Viana à Vontade”, atração nacional que propõe uma experiência mais intimista e experimental com o público.
A programação começa na quarta-feira (24) com a Copa Aplausos, evento gratuito que mistura transmissão de jogo da Seleção Brasileira, stand-up comedy, promoções, brincadeiras com a plateia e distribuição de brindes. A casa abre às 17h e a proposta é transformar a partida em uma experiência de entretenimento que vai além do futebol.
Na quinta-feira (25), às 20h, a Calango Cômico Produções promove uma noite de elenco com diversos comediantes de Brasília apresentando seus melhores textos. A entrada também é gratuita.
Já na sexta-feira (26), às 20h30, o público poderá assistir ao espetáculo “Os Sapecas”, com Léo Ladislau, Santiago Mello e Valter Nunes. O trio promete uma apresentação de stand-up marcada pelo improviso e pelo quadro “Amigo Secreto”, em que nem os próprios artistas sabem exatamente o que acontecerá no palco. Os ingressos custam...
Festival debate direitos e longevidade no Guará
O IV Ecoenvelhescência: Festival da Longevidade chega à etapa final após seis meses de atividades voltadas à discussão de direitos sociais, envelhecimento ativo e participação cidadã. Com encerramento marcado para o dia 26 de junho na Casa de Cultura do Guará, a edição de 2026 tem como tema central “As leis que nos pertencem”, promovendo debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), direitos humanos e a participação social da pessoa idosa.
A proposta do evento é reunir diferentes gerações em torno de reflexões sobre o envelhecimento e os direitos sociais. A iniciativa busca enfrentar estigmas culturais que associam a velhice à improdutividade, promovendo uma visão intergeracional que considera todas as etapas da vida, da infância à longevidade.
Ao longo da programação, especialistas, pesquisadores, profissionais das áreas de saúde e assistência social, estudantes e representantes da sociedade civil participaram de mesas temáticas, rodas de conversa e encontros comunitários realizados em 13 regiões administrativas do Distrito Federal. As atividades também incluíram palestras em escolas públicas e particulares, alcançando mais de 2,8 mil pessoas.
Entre os dias 8 e 10 de junho, o festival realizou encontros descentralizados em Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga, Estrutural, Samambaia, Riacho Fundo I...
Festival Reggae Raízes no Guará neste fim de semana
Após mais de uma década, o Festival Reggae Raízes volta ao Distrito Federal em uma edição histórica que celebra a força de um movimento cultural que ajudou a moldar a identidade musical de Brasília. No dia 28 de junho, o Teatro de Arena do Guará será palco de um encontro entre diferentes gerações do reggae brasileiro, reunindo artistas consagrados, novos talentos e admiradores de uma cultura marcada pela resistência, pela coletividade e pela transformação social.
Reconhecido por sua contribuição para o fortalecimento da cena reggae do Centro-Oeste, o Festival Reggae Raízes retorna em um momento de valorização das culturas populares e da ocupação criativa dos espaços públicos. Mais do que uma programação musical, o evento se consolida como uma plataforma de intercâmbio artístico, formação de público e fortalecimento da economia criativa local.
A edição de 2026 reúne dois importantes símbolos dessa conexão entre tradição e renovação: a cantora maranhense Núbia, uma das vozes mais promissoras do reggae nacional, e a banda Jah Live, referência da música reggae produzida no Distrito Federal há mais de duas décadas.
Idealizador do festival, Pablo Feitosa destaca que o retorno do projeto representa um marco para a cultura independente da capital.
"O Reggae Raízes nasceu do desejo de...
Para onde vão os grandes eventos do Guará?
O avanço da ocupação das áreas públicas, previstas no Plano Diretor da cidade, já começa a afetar a realização dos grandes eventos em áreas abertas, como as duas festas juninas – o São João e o Grande São João do Guará – e a Via Sacra. As áreas que ainda restam já foram licitadas ou estão previstas para serem licitadas pela Terracap, dona dos terrenos.
O Centro Comunal I, onde está a 4ª Delegacia de Polícia, por exemplo, onde era realizado o Grande São João do Guará e onde aportam circos mambembes, foi ocupado por um complexo ligado à Casa Brasileira. O que sobrou foi ocupado por um estacionamento público e pela nova Praça Modelo.
No Centro Comunal II, ao lado do edifício Consei, que até há dois anos era a maior área pública livre do Guará, a situação piora para os organizadores dos grandes eventos. Os investidores que adquiriram os terrenos há cinco anos em licitação da Terracap começam a ocupá-los, como está acontecendo com a construção de dois edifícios comerciais, mistos de comércio e quitinetes. E ainda conta com a chegada de uma loja do McDonald's, inaugurada no final do ano passado. A área vai receber ainda um edifício...
Ponte Guará/Núcleo Bandeirante – Duplicação em reta final
A obra de duplicação da via de ligação entre o Guará e o Núcleo Bandeirante entrou na reta final e se aproxima da conclusão após avançar para as últimas etapas de execução. Nesta semana, o administrador regional da cidade, Artur Nogueira, visitou o canteiro de obras para acompanhar de perto o andamento dos serviços, que representam uma das mais importantes intervenções de mobilidade urbana da região nos últimos anos.
Com investimento de R$ 10,1 milhões, a intervenção abrange aproximadamente 1,2 quilômetro entre a Avenida Contorno do Guará II e a DF-079. A obra contempla a duplicação da pista, ampliação da ponte existente, implantação de ciclovia, construção de calçadas, obras de drenagem e nova pavimentação. O objetivo é proporcionar mais segurança, fluidez no trânsito e qualidade de vida para motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam diariamente o corredor viário.
Durante a visita, Artur Nogueira destacou a importância da intervenção para o desenvolvimento da região administrativa e para a integração entre diversas cidades do Distrito Federal.
"A população do Guará aguardava essa obra há muitos anos. Hoje temos a satisfação de acompanhar os trabalhos já em fase final, o que representa mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para milhares de pessoas. Quero agradecer...
Renata Daguiar reúne 400 pessoas na estreia do Brasil na Copa
A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 reuniu cerca de 400 pessoas na noite do sábado passado, 13 de maio, na EQS 102/103 da Asa Sul. Promovida pelo Instituto Reciclando o Futuro, a iniciativa gratuita transformou a quadra em um grande ponto de encontro para torcedores de diferentes idades, que acompanharam em um telão a estreia da seleção brasileira.
A programação começou ainda no fim da tarde com apresentação da banda Sente o Clima. Conhecido por mesclar clássicos do pagode romântico com a energia do samba raiz, o grupo animou o público antes do apito inicial. Barraquinhas de comidas e bebidas completaram a estrutura preparada para receber os participantes.
A proposta do encontro nasceu do desejo de fortalecer os laços sociais por meio de um dos momentos mais aguardados do país: a Copa do Mundo. “É isso que o torneio traz pra gente, a comunhão. Ver famílias reunidas e amigos torcendo lado a lado, compartilhando esse momento, mostra como o esporte tem o poder de aproximar e criar conexões”, explica a fundadora do Instituto Reciclando o Futuro, Renata Daguiar, que participou da programação ao lado da família.
Tensão dos torcedores
Dentro de campo, a partida trouxe emoções do início...
Agora é a vez do São João do Guará
Depois do Grande São João do Guará, que aconteceu no final da semana passada, na próxima semana será a vez do São João do Guará, na sua 9ª edição, de 25 a 28 de junho. A expectativa dos organizadores é superar a casa dos 40 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento.
“É uma festa que já há alguns anos rompeu as fronteiras do Guará e passou a atrair público de todas as cidades do Distrito Federal e, até, de outros estados”, destaca uma das organizadoras, Mayara Franco. “Como de costume, o objetivo é oferecer um ambiente agradável, confortável e domingo (28), com Diego Borges mais uma atração surpresa.
A organização também confirmou as apresentações das quadrilhas Mala Veia, Flor de Mamulengo, Matulão e Estrela. O artista brasiliense Thales Lengo Tengo também leva seu espetáculo de bonecos durante todos os dias. Acompanhado da personagem Tereza, uma boneca dançarina. Nesta edição do São João do Guará, a proposta é apostar na improvisação e na interação direta com o público.
EQ 31/33
De 25 a 28 de junhom,
à partir das 17h
Sympla
https://www.sympla.com.br/evento/9-sao-joao-do-guara/3457445
Valor: R$ 20
Capoeira vínculos comunitários na Casa GOG
Por Julio Camargo,do Laboratório de Comunicação Comunitária
O som do berimbau ecoa pela Casa GOG enquanto crianças formam uma roda de capoeira. Entre cantos, palmas e movimentos, a atividade vai muito além do esporte. No espaço cultural localizado no Guará 2, a capoeira se tornou uma ferramenta de inclusão, valorização da cultura afro-brasileira e fortalecimento dos laços comunitários.
À frente da iniciativa está Lígia Vanessa, a mestre Lola, graduada pela Escola Abadá Capoeira. Ela é multiartista, produtora cultural, urbanista e professora de capoeira. Sua trajetória na modalidade começou de maneira inesperada. O primeiro contato ocorreu quando acompanhava a filha, então com cerca de seis anos de idade, às aulas de capoeira. “O objetivo era incentivar minha filha a participar, mas acabei ficando também”, relembra.
O que começou como um acompanhamento familiar transformou-se em uma atuação que hoje envolve ensino, projetos sociais e ações voltadas para diferentes públicos. Entre as iniciativas desenvolvidas por Lola está o projeto Capoeira Amigo da Escola, dedicado ao trabalho com pessoas com deficiência e neurodivergentes por meio da capoeira adaptada.
Ela coordena o Capoeira Casa GOG, voltado para crianças e adolescentes da comunidade, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Recentemente, o projeto ganhou uma nova frente de atuação...
Pequeno no tamanho, gigante na determinação
Aos 5 anos de idade, o pequeno Santiago já coleciona conquistas que impressionam até os atletas mais experientes. Morador da QE 38, no Guará, o jovem competidor conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu Crianças CBJJ 2026, considerado uma das maiores e mais prestigiadas competições infantis da modalidade no mundo.
Representando a equipe Six Blades Brasília, Santiago enfrentou alguns dos melhores atletas de sua categoria e garantiu lugar no pódio em um torneio que reúne talentos de diversas regiões do país. A conquista reforça uma trajetória marcada por dedicação, disciplina e resultados expressivos desde os primeiros passos no esporte.
Mesmo com pouco tempo de competição, o atleta já acumula um currículo de destaque. Em apenas um ano e meio participando de campeonatos, conquistou cinco medalhas de ouro, uma de prata e agora o bronze no Brasileiro Kids, resultado que o coloca entre as principais promessas da nova geração do jiu-jítsu brasiliense.
Para o gerente de Esportes da Administração Regional do Guará, Francisco Anderson, o desempenho do menino é motivo de orgulho para toda a cidade.
“O Santiago é um exemplo de que talento, disciplina e apoio familiar podem transformar sonhos em realidade. Ver um atleta tão jovem, morador do Guará,...
CARROS ANTIGOS NO CAVE
O estacionamento da Administração Regional do Guará recebe, no próximo dia 23 de junho, mais uma edição do Encontro Antigomobilista, considerado um dos principais eventos de carros antigos do Distrito Federal. A programação começa às 19h05 e a entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Criado em 2012, o encontro já realizou mais de 20 edições e chega ao quarto ano consecutivo sendo realizado no Guará. Ao longo desse período, o evento se consolidou como um ponto de encontro para colecionadores, clubes automotivos e admiradores de veículos clássicos, atraindo participantes de diversas regiões do Distrito Federal e do Entorno.
A expectativa da organização é repetir o sucesso das edições anteriores. No último encontro, mais de 500 veículos participaram da exposição e cerca de 3 mil pessoas passaram pelo local. Para este ano, aproximadamente 40 clubes automotivos de Brasília e região já confirmaram presença.
Além da exposição de carros antigos e clássicos, o público poderá aproveitar a praça de alimentação com food trucks e um ambiente voltado para toda a família. O evento também busca fortalecer a integração entre os clubes, preservar a memória do automobilismo e incentivar ações solidárias por meio da arrecadação de alimentos.
Segundo os organizadores,...



