O “morde e assopra” entre André Brandão e Delmasso

O rompimento político entre padrinho e afilhado provoca troca de farpa nos grupos sociais e na imprensa, mas com o cuidado de não ferir a amizade antiga

Não há mais segredo o rompimento político entre o ex-administrador regional do Guará e presidente da TCB, André Brandão, e seu até há pouco tempo padrinho político, deputado Rodrigo Delmasso. A cisão foi tornada pública há duas semanas em reportagem do Jornal do Guará, na edição de 2 a 9 de fevereiro, e confirmada numa troca de mensagens irônicas entre os dois nas redes sociais da cidade do Facebook e do WhatsApp esta semana, após uma entrevista de André ao blogueiro Delmo Meneses, do Agenda Capital.
Os dois começaram a romper a parceria em setembro do ano passado, quando André foi exonerado da Administração do Guará para ser “promovido” a presidente da TCB, mas, nos bastidores era clara a intenção do deputado Rodrigo Delmasso, padrinho político da cidade, de se livrar do até então afilhado político, que vinha dando sinais, embora de forma discreta, de que gostaria de ser candidato já nesta eleição de 2018. Transferindo-o para longe da comunidade guaraense, seria uma forma de minar as pretensões de André, que vinha recebendo manifestações de apoio de lideranças comunitárias da cidade às suas pretensões políticas. Delmasso, entretanto, nega que esse tenha sido o motivo e garante que a indicação do ex-administrador para a presidência da TCB tinha o objetivo de preencher um espaço no governo pelo grupo político coordenado pela Igreja Sara Nossa Terra, que os dois fazem parte. O certo é que a “promoção” não foi bem digerida por André, que continuou alimentando o sonho de começar uma carreira política já.
As divergências entre os dois foram acirradas após uma visita de André ao ex-governador José Roberto Arruda para tratar da possibilidade de se abrir uma vaga para o ex-administrador na nominata do Partido da República (PR) ou na coligação que o partido estiver nas eleições. Delmasso, que é aliado do governador Rodrigo Rollemberg, não gostou do que considerou uma “traição” do seu afilhado político e sacramentou o rompimento com o pedido do cargo de presidente da TCB de volta para acomodar outra pessoa de confiança do seu grupo político. Como os candidatos terão que se desincompatibilizar das chefias dos cargos públicos até abril, o governador preferiu levar o assunto em “banho maria” para não provocar um desgaste com o afastamento de um membro do alto escalão do seu governo com poucos meses de nomeado.

Pressão para deixar a Administração
Os dois, entretanto, tentam continuar mantendo um bom relacionamento, pelo menos para a opinião pública, mas uma entrevista de André Brandão para o blogueiro Delmo Meneses no final de semana passado escancarou, mesmo que de forma subliminar, um rompimento que se acentua cada vez mais. Na entrevista, o blogueiro pergunta se ele teve alguma pressão política para deixar a Administração do Guará e André responde que teve “e não foram poucas. Foi algo que me doeu muito, mas já superei. Tive o apoio de muitos amigos e da família”.
Em outra resposta, o ex-administrador do Guará confirma que é pré-candidato a deputado distrital. “Sou filho de Brasília e pretendo colocar meu nome para passar pelo crivo da sociedade. Ainda não me decidi sobre a questão partidária, porém nos próximos dias deverei tomar uma decisão. Eu acredito que política é feita para servir, e não ser servido dela. Não podemos colocar nossos interesses individuais a frente do coletivo. Temos que servir a sociedade que é a dona do nosso mandato. Quando administrei o Guará, administrei para a cidade, para a comunidade. Hoje temos visto que alguns políticos depois de eleitos, pensam apenas nos seus próprios interesses e isso é muito ruim. São grupos muito fechados que esquecem a sociedade como todo. Temos que ter mais responsabilidade com o bem público e com as pessoas que confiaram em nós”.

Nas redes sociais
A resposta foi entendida por internautas que escreveram nas redes sociais da cidade como um recado ao deputado Rodrigo Delmasso, que, entretanto, também teve defensores, que criticaram a atitude de André contra seu ex-padrinho político.
Após a repercussão da entrevista, Delmasso postou sua resposta, em tom conciliador, mas com pitadas de ironia. “Sou uma pessoa transparente e espero que a minha posição possa dar um ponto final nisso, pois ninguém está ganhando com esta situação, muito menos a cidade. Acredito que cada um tenha sim seus sonhos e projetos. Na vida erramos. Quem nunca comentei um erro? Quem nunca confiou em alguém que depois viu que não era bem assim? Mas não vou entrar nesses detalhes, pois isso deve ser resolvido entre eu e o André e não exposto nas redes sociais”, escreveu o deputado.
“Do ponto de vista político, de coração, desejo que André tenha êxito na sua caminhada, até porque defendemos os mesmos princípios e valores. O André é super competente, sabe o que faz e acredito que faz parte da geração da nova política. Tem em sua característica o trabalho e a honestidade, por isso o escolhi para apresentá-lo ao governador, visando ocupar a Administração Regional do Guará bem como a Presidência da TCB. Meu desejo é que ambos tenham êxito nas suas caminhadas. Tenho certeza que André Brandão não fará nada para atrapalhar quem quer que seja, pois isso não faz parte do caráter dele. Gostaria que pudéssemos fazer aqui um debate sobre a cidade e não sobre supostas “picuinhas” políticas que não acrescentam em nada para a melhoria do nosso Guará” completou Delmasso.
André respondeu logo depois. “Concordo com o deputado, de que a pauta principal do nosso debate deve ser a melhoria por Brasília. Para encerramos a questão do rompimento político, que confesso ter tomado conhecimento pela imprensa, questiono: o que é confiança? Ressalto que o debate é um dos melhores instrumentos da democracia”.