Hospital do Guará recebe o projeto “Saúde mais florida”

O Hospital Regional do Guará (HRGu), a Secretaria de Saúde e o Orquidário Brasília convidam todos os moradores do Guará para participarem do projeto “Saúde mais florida”, que acontecerá nas dependências do HRGu nos dias 27 de março, próxima terça-feira às 9 horas com uma palestra explicativa sobre o projeto, e no dia 3 de abril no período da manhã ocorrerá uma feira de orquídeas e o plantio das mudas em frente a entrada principal do hospital.
O objetivo do projeto é tornar o ambiente hospitalar mais bonito e acolhedor, já que as pessoas que por ali transitam normalmente estão em momento de dor e tristeza. “Quero levar as orquídeas para todos os hospitais, inclusive os particulares. Elas amenizam e trazem harmonia ao ambiente com seu aroma e aspecto agradáveis. Tudo favorável para pessoas que estão debilitadas” diz João Bosco, idealizador do projeto. Há cerca de cinco anos, ele doou 150 orquídeas para o Hospital de Base, iniciando a parceria com a Secretaria de Saúde. João Bosco sonha tornar a capital federal uma referência internacional nessa área. O orquidófilo espera plantar cerca de 40 mil mudas de orquídeas no DF este ano, e 100 mil nos próximos cinco anos.
O “Saúde mais florida” é uma feira de orquídeas em que pacientes, familiares e profissionais da unidade compram mudas e plantas em momento de florir, na compra de duas mudas adultas uma terceira é doada e plantada nos jardins do HRGu. “Estaremos vendendo a um preço baixo, apenas R$ 15 as mudas adultas, que devem florescer dentro de poucos dias. Quem comprar terá o nome impresso em uma plaquinha que será afixada à árvore onde a orquídea for plantada”, conta Cristian Silva, coordenador de voluntariado da Secretaria de Saúde. Além disso, as pessoas que tiverem orquídeas em casa e quiserem doar podem entregá-las no dia 3 de abril no hospital.
O “Saúde mais florida” acontece apenas em instituições de saúde do DF como já ocorreu no Hmib, na própria sede da Secretaria de Saúde e no Instituto de Saúde Mental (ISM) e agora no HRGu, ele faz parte de um projeto ainda maior que é o “Brasília, capital das orquídeas”, coordenado pelo Orquidário Brasília e junto com a comunidade e empresários está criando ambientes orquidófilos nas quadras residenciais e comerciais de Brasília e nos espaços públicos, como hospitais, shoppings, praças e pontos turísticos.
O projeto “Brasília, capital das orquídeas” visa realizar ações de educação ambiental com toda a comunidade do DF, reativar espaços ociosos da capital destinados ao cultivo de orquídeas como o do Jardim Botânico, criar ambientes orquidários nas quadras residenciais e construir um orquidário no Parque da Cidade. E com isso promover o turismo com educação ambiental atraindo os orquidófilos (colecionador de orquídeas) do mundo todo.