Afinal, qual o segredo da feijoada do Sauz?

O cozinheiro Gelton Camilo abre a cozinha do restaurante para mostrar porque a feijoada servida aos sábados tem feito tanto sucesso no Guará

367
A preparação da feijoada do Sauz segue um ritual cuidadosos para garantir a harmonia de sabores e manter o padrão do restaurante . O preparo fica a cargo do cozinheiro Gelton Camilo

Toda feijoada é igual? Será que apenas os ingredientes nobres, escolhidos cuidadosamente pelo chef e proprietário Maurício Valim justificam a fama da feijoada do Sauz?
Bem, é o responsável por prepara-la que mostrou ao Jornal do Guará porque este prato tão típico ganha contornos tão especiais nesta cozinha guaraense: o cozinheiro Gelton Camilo, com mais de 35 anos de experiência na cozinha. Ele começou aos 17 anos como chapeiro em lanchonetes de Brasília, virou pizzaiolo, trabalhou em restaurantes internacionais no Aeroporto de Brasília, em grandes restaurantes de frutos do mar da capital, mas foi no Recanto Goiano onde aprendeu mesmo o segredo desta feijoada que trouxe para o Sauz.

Preparo
O primeiro passo para a feijoada perfeita é o trato de cada ingrediente. Começando pelo dessalgue das carnes. Para chegar ao ponto perfeito, sem tirar demais o sal e nem de menos, este processo deve ser feito lentamente. Normalmente leva-se mais de 3 dias neste trocando a água constantemente para regular o ponto ideal. No caso do charque, o processo é o contrário, a manta de carne fresca é salgada e resfriada para ressecar, depois a salmoura é retirada cuidadosamente. Lembrando que durante todo o processo, todas as peças de carne estão inteiras.
Depois de devidamente preparadas, a panela é montada com o feijão embaixo, as carnes mais duras sobre ele, como o charque, o pé e o rabo de porco, e por último a costelinha, o lombo e o paio, as carnes mais macias. Em cima de tudo, folhas de louro, cebola, alho, pimenta do reino, laranjas inteiras (as laranjas são higienizadas, cortadas ao meio e acrescentadas, servem para reduzir a acidez e acentuar o sabor das carnes), e cachaça de boa qualidade. Depois de duas horas de cozimento, as carnes mais tenras são retiradas e depois as demais, tudo é separado e reservado. O feijão continua a cozinhar para que alcance a maciez perfeita.

Ingredientes nobres, cozidos juntos e depois cuidadosamente separados , para que cada cliente monte seu prato como desejar

Feijoada
Só agora o prato vai de fato virar feijoada. Com os ingredientes cozidos inteiros e separados, é hora de cortá-los, um a um. Um fundo de panela é preparado com bacon, cebola e alho e então recebe o feijão (segundo o cozinheiro Gelton Camilo, para a calda do feijão adquirir o ponto de chocolate). Em panelas de ferro separadas (são seis panelas na feijoada do Sauz), cada corte de carne é novamente refogado antes de ser embebido no caldo de feijão preparado e só aí a iguaria está pronta para ser servida.
A feijoada é acompanhada de arroz branco, couve refogada, farofa, banana milanesa e fatias de laranja. Um molhinho de pimentas frescas, processadas com o caldo do feijão peneirado está sempre disponível.

Outros acompanhamentos
Aos sábados, o buffet de feijoada (R$ 39,90 por pessoa) oferece sempre outras opções, que variam de acordo com a inspiração do chef. Ótima opção para crianças, ou quem prefere um prato mais leve. Há sempre uma opção de salada, que é enfileirada com eixe empanado, cortes de frango, arroz com quiabo (especialidade do chef) ou outras guarnições.

Sauz
O Sauz é aberto de terça a sábado para almoço e jantar (até 23h) e domingos somente para almoço. Os pratos executivos são servidos de terça a sexta.
A carta de vinhos oferece mais de 40 opções, mais de 20 coquetéis, sem contar as boas marcas de cerveja. Que podem ser acompanhados de tira-gostos como bruscheta, carpaccio, iscas de filé, iscas de picanha e bolinhas de linguiça. E ainda os sanduiches especiais da casa, com quatro opções, com ingredientes especiais, que fogem ao tradicional do mercado.

QE 15 conjunto V

Feijoada aos sábados, a partir das 12h
R$ 39,90 por pessoa

3036.1359
www.sauz.com.br

SHARE