APAE Guará será reinaugurada nesta quarta

Nesta quarta-feira (08 de agosto), das 9h às 12h, a APAE-DF realiza uma cerimônia de reinauguração de sua Unidade localizada na Colônia Agrícola Águas Claras, no Guará II. O espaço passou por obras de adaptação com recursos doados pela comunidade por meio do Capital de Prêmios, por medidas alternativas da Justiça (TJDFT) e colaborações de Associados e voluntários. Além de uma nova cozinha e refeitório, a Unidade revitalizou suas quadras esportivas, salas de atendimento, recepção e áreas verdes.

“Atualmente, atendemos 44 aprendizes com deficiências intelectual e múltipla na unidade, mas nossa proposta é ampliar esse atendimento com melhoria gradativa da acessibilidade deste espaço que utilizamos na cidade”, diz Diva da Silva Marinho, presidente da Associação.

Além do Guará, a APAE-DF possui outras três unidades de atendimentos localizadas na Asa Norte (sede), Ceilândia e Sobradinho. Os atendimentos no Guará tiveram início em 1998, quando a Associação passou a utilizar algumas salas cedidas no prédio do Rotary Club da cidade. Em 2014, a Associação conquistou um novo espaço na Colônia Agrícola Águas Claras, onde passou a atuar. Apesar de amplo, o espaço estava praticamente abandonado e necessitava de reformas estruturais, obras de acessibilidade e outras adaptações para a recepção do público com deficiência. Um galpão foi adaptado para os primeiros anos de trabalho e, agora, uma série de adaptações permitiram maior qualidade dos atendimentos, culminando com a reinauguração.

SOBRE A APAE-DF

Fundada em 20 de agosto de 1964, a APAE-DF é uma Associação Privada sem Fins lucrativos que atende, prioritariamente, pessoas com deficiências intelectual e múltipla acima dos 14 anos de idade. A entidade beneficia cerca de 800 pessoas por ano, entre profissionais com deficiência acompanhados no mercado de trabalho (290) e aprendizes ainda em formação nas diversas oficinas da entidade (510). Os atendimentos aos aprendizes são gratuitos e realizados, em sua maioria, em horário integral (8h às 17h). As principais ofertas da instituição são:

 Programa de Educação Profissional para inclusão no trabalho;
 Programa Socioeducativo (Centro-Dia) para autonomia e qualidade de vida;
 Programa Acadêmico para a elevação real da Escolaridade e Inclusão digital;
 Projetos de Arte e Cultura;
 Projetos de Esporte e Lazer;
 Serviço de Acompanhamento e Assessoramento no Mundo do Trabalho;
 Serviço de Atendimento Multiprofissional nas Áreas e Saúde e bem estar;

As ações sociais da APAE-DF são custeadas por meio de contribuições voluntárias de familiares e amigos (Associados), doações do Capital de Prêmios, contribuições da comunidade (TeleAPAE), promoção de eventos beneficentes, campanhas ou vendas de produtos (doados ou confeccionados pelas oficinas) e por termos de parceria específicos (patrocínios, convênios, etc.) com órgãos do governo, empresas e outras organizações pública ou privadas.

Além da sede em Brasília (Asa Norte), a APAE-DF possui outras três unidades de atendimento localizadas em Sobradinho (Quadra 09), Ceilândia (EQNN 6/8) e Guará (Colônia Agrícola Águas Claras).

Informações detalhadas sobre o trabalho social da APAE-DF estão disponíveis neste site:
www.apaedf.org.br

Reinauguração da Unidade da APAE-DF no Guará
Dia: 8 de Agosto (Quarta-feira)
Hora: Das 9h às 12h
End: Colônia Agrícola Águas Claras, chácara 20, Guará II
Fone: (61) 3301-3503
Coordenadora: Denise Sayeg