“O lado social, a ajuda ao carente, sempre foi minha paixão”, Flávia Arruda, candidata a deputada federal

Flávia Arruda não é mais somente a ex-primeira dama do Distrito Federal e mulher do ex-governador José Roberto Arruda. Candidata a vice de Jofran Frejat em 2014, pode se afirmar que ela já tem luz própria e ainda depende do sobrenome, mas nem tanto como há quatro anos. Nas pesquisas e nas opiniões do meio político ela é uma das mais cotadas para ocupar uma das oito vagas de deputado federal nas eleições deste ano. Quem já teve a oportunidade de conversar com ela ou vê-la discursar, percebe que Flávia não é neófita na política, e que entende do assunto e sabe se expressar muito bem.
Por pouco, Flávia não ocuparia o lugar de Jofran Frejat como candidata a governadora. Mesmo com insistentes convites do grupo que orbita em torno do ex-governador Arruda, ela não aceitou. “Claro que seria uma honra administrar a cidade em que nasci, mas ainda não é o momento. Teria que me preparar melhor. Governar Brasília não pode ser uma aventura ou vaidade pessoal, tem que estar preparado para enfrentar as dificuldades que a cada dia se tornam maiores para a população brasiliense. Não descarto que venha a me candidatar a governadora um dia, mas isso teria que vir por um caminho natural”, justifica Flávia, durante visita ao Jornal do Guará. “Prefiro tentar ajudar o Distrito Federal por enquanto na Câmara dos Deputados, na busca de investimentos e melhorias para a população”, completa.

Nasceu no meio político
Diferente do que alguns pensam, Flávia não entrou na política apenas pelas mãos do marido José Roberto Arruda. Neta de um dos irmãos de Alberto Peres, fundador do Ceub, presidente de um partido político na década de 80/90 e candidato a senador, ela sempre conviveu no meio. Foi, aliás, por esse caminho que conheceu o ex-governador, com quem se casou e tem duas filhas, Maria Luisa e Maria Clara.
Formada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, Flávia trabalhou em Taguatinga por um período, até decidir montar uma escola no Recanto das Emas. Recentemente, retomou o seu sonho de concluir o curso de Direito.

Paixão pela área social
A área social sempre foi prioridade na sua vida, por influência dos pais. A oportunidade de desenvolver projetos na área se tornaram realidade no período em que seu marido, José Roberto Arruda, esteve governador. Mesmo com pouco tempo à frente do governo – Arruda foi deposto em 2010, após descoberta de um esquema de corrupção no Governo do Distrito Federal, conhecido como “Mensalão do DEM” – Flávia conseguiu executar alguns projetos relevantes na área social, entre eles o Mãezinha Brasiliense, na época, o projeto oferecia atendimento humanizado, com atendimento prioritário nos postos de saúde, com apoio psicológico e um kit enxoval à mães que realizavam os partos de seus bebês nos hospitais públicos do Distrito Federal. Ao longo de sete meses de projeto na rua, cerca de 25 mil mães e bebês foram beneficiados. Flávia também desenvolveu o projeto Bolsa Universitária, que ajudou milhares de jovens a realizar o sonho de ingressar na universidade e o projeto que deu início e incentivou a criação da Educação Integral no Distrito Federal.
“Desenvolver projetos sociais é fundamental para mudar o rumo da história da população que sobrevive à vulnerabilidade social e necessita de oportunidades para oferecer mais dignidade à sua família. No Distrito Federal, a população do Entorno e das cidades satélites são as que mais sofrem com a falta de políticas públicas, projetos sociais e serviços de qualidade. A assistência a esses moradores precisa ser retomada, para que projetos sociais que já existem na área social possam dialogar com a realidade da população e garantir serviços eficientes, através de medidas capazes de proporcionar desenvolvimento socioeconômico para enfrentar as desigualdades sociais e aumentar o bem estar coletivo”, diz ela, adiantando uma de suas bandeiras de campanha. “Através de projetos sociais é possível promover qualidade de vida, desenvolvimento, distribuição de renda e cidadania a todos”, completa.
Quando foi primeira dama do DF, Flávia Arruda idealizou e construiu, ao lado do governador Arruda, os principais programas de política social que oferecem segurança alimentar, inclusão, retomada da cidadania, geração de empregos, qualidade de vida, qualidade nos serviços básicos de saúde, educação e infraestrutura, e que tem como objetivo transformar vidas para melhor.