Aulas às cegas

Alunos do treinamento funcional participaram de um desafio no Studio Integrado: fazer exercícios com olhos vendados

Os seguidores nas redes sociais do Studio Integrado puderam acompanhar de perto, com vídeos e fotos, o desafio do mês de agosto realizado pelos alunos do treinamento funcional. No espaço, eles passam por ciclos de treinamento, que é de três semanas de exercícios e uma de desafio, sempre com uma experiência diferente. Nesse mês, o studio inovou ainda mais e os alunos fizeram diversos movimentos com os olhos vendados, apenas sob orientação verbal dos professores.
A ideia foi proporcionar aos alunos uma experiência diferente ao treinar. Os olhos vendados trouxeram à tona as sensação e diversas melhorias. Segundo a diretora do Studio Integrado, Mariana Boquady, treinar vendado propõe mais consciência na respiração e no movimento. “Eles puderam perceber que não precisam do estímulo visual, e sim sentir e deixar o movimento fluir e se corrigir pela percepção. Percebemos que a audição foi ficando mais aguçada, sob a orientação”, explicou.
Foram dois dias de treinos às cegas. No primeiro, os exercícios propostos eram de execução simples, mas com intensidade, sem deslocamento, trabalhando apenas o primeiro impacto da falta da visão, sem carga, sem mudança de direção. No segundo dia, teve o deslocamento em solo, com mudança de direção, mas também sem o controle visual, permitindo que o professor controlasse os alunos apenas pela audição.
A diretora reforça que com o desafio, além de muitas risadas e aulas mais agradáveis e divertidas, o aluno pôde trabalhar o autoconhecimento, identificar o momento da respiração no auge da intensidade do movimento. “Foi interessante que eles não pediram para beber água toda hora, pois com o controle da respiração, os alunos aprenderam que dá para descansar sem desesperar. Fora a autoconfiança e confiança também no professor ao fazer o movimento certo, se sentir bem, se desafiar a fazer mais rápido e melhor, já que está tudo certo”, comemora.
Para os professores também foi um desafio. Eles tiveram que ter um manejo maior na hora de orientar, falar os comandos e palavras certas, saber como corrigir sem tocar no aluno, sem demonstrar, apenas falando. “Temos alunos que acham que não conseguem fazer algo ao ver a demonstração, e muitos deles se surpreenderam e fizeram movimentos melhor vendados do que de olhos abertos, com a orientação correta”, finaliza.

Novidades 2018
Nesse ano, o Studio já apresentou várias novidades. A primeira foi a nova modalidade: o TACFIT. Uma técnica de treinamento físico planejado, com ações que levam o praticante a se preparar de forma física e mental, devido a: intensidade, recuperação, liberdade de movimento e desafios físicos. “Essa novidade ajuda nossos atuais e futuros alunos a compensar o estresse diário, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade e a consciência corporal”, explica a diretora do Studio, Mariana Boquady. Outra novidade foi a inclusão da psicologia, com o atendimento das psicólogas Cristhiane Oliveira – com a Psicoterapia, e a Daniela Carolino – com Psicodrama para crianças. Elas atendem em um consultório adaptado.

Studio Integrado

Unidade Guará:

QE 15 conjunto K casa 7 – Guará II

(61) 3543-8648

Whatsapp: (61) 9 9543-3508

www.facebook.com/integradofuncional

www.instagram.com/integradofuncional