Horta Comunitária chega às escolas

O projeto, sediado na QE 38, agora está disponível nas escolas da rede pública

O projeto da Horta Comunitária da 38 segue a todo vapor, levando produtos saudáveis para a população que também coloca a mão na massa, ou melhor, na terra, e ajuda no cultivo das hortaliças. Agora o projeto está rompendo os limites do alambrado e chegando a outros pontos da cidade. Recentemente a Escola Classe 6 (EQ 24/26) inaugurou a sua própria horta com a orientação e apoio dos profissionais da horta da 38.
Segundo o coordenador do projeto da Horta Comunitária, Carlos Pereira Soares, muitos professores da EC 6 estão envolvidos com assuntos relacionados à preservação do meio ambiente, reciclagem e do reaproveitamento de resíduos, e graças a esse engajamento foi possível implantar a horta na escola, por solicitação dos docentes. “A receptividade na escola foi muito boa, a participação as crianças é essencial. A criança tem uma coisa diferenciada que é a alegria natural, e as plantas precisam disso, dessa vida radiante, do carinho, do acompanhamento que as crianças têm espontaneamente”, ressalta o coordenador.
Para as crianças os benefícios são muitos, desde a observação em como se faz o processo para plantar, cuidar e colher até o benefício maior que é a ingestão das hortaliças através da merendar escolar – principal objetivo da implementação da horta na escola. Cebolinha, couve, alface e tomate foram algumas das hortaliças plantadas na EC 6.

A parceria entre a Escola Classe 6 e a Horta Comunitária não serve apenas para reforçar a merenda das crianças, mas para ensinar a importância do cultivo e consumo de vegetais

A Horta Comunitária
A Horta Comunitária da 38 começou em 2010 e seguiu com muito sucesso pelos três anos seguintes. Por conta de algumas adversidades e problemas de gestão o projeto chegou ao fim. O terreno ficou abandonado, o mato tomou conta e foi usado muitas vezes como esconderijo de drogas e traficantes. Somente em meados de 2017 o projeto ganhou a atenção das autoridades novamente e retomou suas atividades.
O projeto é coordenado pelo Técnico em Meio Ambiente Carlos Pereira Soares, morador do Guará há mais de 50 anos, apaixonado pela cidade e pelo trabalho com a terra. Além de Carlos, outros técnicos na área fazem parte do trabalho como a engenheira ambiental Dái Ribeiro e muitos outros voluntários que fazem o cultivo diário da horta. “O que eu vejo que falta aqui no projeto é o maior envolvimento da comunidade, alguns profissionais voluntários cuidam, mas a horta é para os moradores e por isso acho importante eles se envolverem também. Temos muita variedade de hortaliças, praticamente a cada 15 dias fazemos a colheita e dividimos entre os que colaboram, todos são convidados a participar do programa”, afirma Carlos Soares.

Além de auxiliar as escolas com o plantio e o fornecimento de terra e adubo, os servidores e voluntários da Horta Comunitária do Guará conversam com as crianças e professores, passando o conhecimento necessário para o funcionamento da horta

Outros espaços
Outras “extensões” da Horta Comunitária da 38 estão ganhando espaço na cidade. Na QE 13 já foi criado em junho deste ano, o Beco com Aroma entre os conjuntos J e K. Mudas de couve, alecrim, lavanda, hortelã, manjericão, entre outras, foram plantadas em pneus descartados que são reutilizados para serem feitos de canteiros para as plantas. Os moradores da região fizeram o abaixo-assinado para que o Beco com Aroma fosse estabelecido ali e a vizinhança aprovou.
O próximo endereço previsto para ter a sua própria horta é a Escola Técnica do Guará, “estamos preparando o material, utilizamos muita coisa reciclável como pneus velhos, queremos fazer uma horta decente na escola Técnica. Todos esses trabalhos são feito com muito carinho e com um processo correto, uma metodologia certinha, não fazemos só por fazer. E esperamos ter de volta um retorno das pessoas responsáveis por cada um desses projetos, se estão precisando da nossa ajuda, como está o desenvolvimento de cada projeto para que não se perca”, enfatiza o coordenador. Interessados em implantar uma horta ou espaço verde como estes podem procurar a Administração Regional do Guará pelo telefone 3383-7267 ou diretamente com o Carlos Soares no 98566-9267.