O streaming de videogames ao vivo é uma tendência no Brasil
A transmissão de videogames ao vivo tornou-se uma tendência mundial há alguns anos, devido às muitas facilidades que oferece, incluindo o alcance de mais pessoas e a renda que os streamers podem receber. O exemplo mais famoso ao nível internacional é o de Tyler “Ninja” Blevins, que, como mostra o site Eurogamer, fatura US $500 mil por mês fazendo streaming no Twitch, enquanto joga Fortnite ao vivo para seus mais de 10 milhões de seguidores. Isso ocorre porque cada assinante dessa plataforma paga US $4,99 por mês e cada um dos streamers recebe uma receita equivalente à metade desse valor, dependendo do número de pessoas que assistem às transmissões deles todos os meses. Além disso, a popularidade desses streamers abre a porta para que eles recebam patrocínios de marcas e empresas, para que eles apareçam nas transmissões ao vivo desses streamers. Um exemplo no Brasil é o de Felipe “YoDa” Noronha, que participa do Campeonato Brasileiro de League of Legends, e tem mais de 1 milhão de seguidores em seu canal do Twitch. Por causa disso, a Red Bull o patrocina acompanhando suas atividades como saltos de paraquedas, além de suas transmissões diárias ao vivo através do Twitch. Na área de receita, os atletas brasileiros de eSports se destacam por seus ganhos, como mostra o site da TechTudo. Exemplos disso são Guilherme “GuiFera” Fonseca, que devido a sua atuação como jogador do Pro Evolution Soccer, já conseguiu faturar até US $211 mil (R $760 mil). Além dele, Gabriel “Fallen” Toledo também se destacou por seus ganhos jogando CS:GO, faturando até US$749 mil (R$2,7 milhões), fazendo dele o jogador brasileiro mais rentável até o momento.
As transmissões ao vivo são uma tendência dentro e fora dos videogames
Apesar de sua popularidade, o Twitch não é a única plataforma que os streamers usam para aproveitar os benefícios das transmissões ao vivo, já que o YouTube, a plataforma de vídeo por excelência, também inclui uma opção para transmitir ao vivo, e muitos brasileiros têm sabido aproveitar essa modalidade. Um exemplo disso é o canal AuthenticGames, que tem 15,5 milhões de usuários registrados e se dedica a oferecer tanto videogames ao vivo, quanto resenhas, dicas e recomendações de videogames. Globalmente, e no lado das empresas, a Betway Casino também tem aproveitado as transmissões ao vivo, pois, oferece essa opção para seus usuários, que podem desfrutar de jogos como pôquer, blackjack ou roleta através de vídeo em ao vivo de uma via e controles de realidade aumentada. Por outro lado, outras plataformas populares também aproveitaram a transmissão de vídeo ao vivo em vários setores, e um dos mais conhecidos é o Facebook. O gigante das redes sociais, disponibilizou a opção de fazer transmissões ao vivo, e permitiu que seus mais de 2 bilhões de usuários transmitam de eventos esportivos a aspectos da vida cotidiana todos os dias. Além do Facebook, o Instagram também permite fazer transmissões de vídeo ao vivo, as quais não são gravadas e desaparecem logo após o término delas. Para os usuários do Twitter, existe uma ferramenta chamada Periscope, que permite que seus usuários transmitam ao vivo e interajam com seus espectadores por meio dessa rede social.
Os criadores de conteúdo mais famosos do Guará
Nas várias plataformas para os criadores de conteúdo, como o YouTube ou o Twitch, há excelentes representantes do Guará que já tiveram sucesso devido ao conteúdo que criaram para seus espectadores e fãs. Um deles é o gamer Gaules, que se dedica profissionalmente aos eSports desde 1998, começando como jogador e depois como treinador da equipe mibr. O canal de Gaules no YouTube conta já com mais de 91 000 inscritos, que têm a oportunidade de aprender com os 20 anos de experiência deste gamer nos eSports. Fora dos eSports, a música já recebeu vários representantes de Guará, incluindo os músicos sertanejos Lucas e Barcellos, que também souberam aproveitar seu talento para transmiti-lo em seus vídeos no YouTube, como o mais recente “Se entrega de uma vez”. Outro músico guaraense de sucesso é Chagall, que além de se aventurar no YouTube com seu single “Eu Vou”, aproveitou plataformas de streaming de áudio como Spotify e Deezer para compartilhar seu talento com todo o mundo. Como eles, muitos outros talentos da região estão procurando compartilhar seus conhecimentos e talento ao vivo e em gravações de audio e video, afim de ser as próximas novas estrelas do streaming brasileiro. Além deles, os músicos de Guará também souberam mostrar seu talento coletivamente, como mostra a Uivo 2018, que reúne os talentos de bandas como Corte Seco, Brazilian Blues Band, Metrópole Locomotiva e River Phoenix entanto mostra seu talento internacionalmente através de plataformas como YouTube, Spotify, Deezer, SoundCloud e BandCamp, promovendo que estes talentosos músicos recebam cada vez mais oportunidades de mostrar seu talento ao vivo.
A criação de conteúdo é um recurso que pode ser explorado de diferentes maneiras, seja através de transmissões de vídeo ao vivo em sites como o Twitch, Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube, ou o uso de plataformas que abrem as portas do mundo para os criadores, como Spotify ou Deezer. Dentro das áreas de oportunidade mais importantes para os criadores brasileiros destacam-se os eSports, já que, como mostra o site do SporTV, Brasil é o terceiro maior público cativo de eSports do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Além disso, a criação de conteúdo em vídeo também oferece uma enorme área de oportunidade, com o exemplo de que o YouTube, recebe 1,8 bilhão de usuários a cada mês, que procuram por todos os tipos de conteúdo, desde videogames até música, e funciona como uma vitrine para que os criadores de conteúdo mais populares possam receber patrocínios e viver de compartilhar seus talentos.