“A cidade passará por grandes mudanças” – Vânia Gurgel, administradora do Guará

A administradora Regional do Guará aos poucos vem colocando a casa em ordem para tocar os seus próprios projetos na cidade. Dona de um estilo forte e determinado, Vânia Gurgel ainda sofre com o lento início do governo. Afinal, a estrutura da Adminsitração Regional ainda não está completa, faltando nomeações para cargos importantes. Apenas esta semana assumiram o Gerente de Cultura e o Gerente de Esporte, por exemplo. A familiaridade com a equipe é outro desafio a ser superado. Indicada por Rodrigo Delmasso, Vânia terá sua equipe formada por diversas correntes partidárias e aliados do governador.
Um choque de gestão já aconteceu no Guará, com o início do projeto SOS DF. Primeiro na limpeza e ordenamento da cidade, com um grande contingente do Serviço de Limpeza Urbana, da Novacap e da Agefis, agora Brasília Legal. O programa também trouxe mais de uma centena de policiais para reforçar o sentimento de segurança da população. A partir de agora, Vânia começa a desenvolver suas ideias para o Guará.

Quais suas prioridades para o início de gestão?
Primeiro, vamos fazer a nossa obrigação, que é manter a cidade limpa, bem cuidada, com as ruas em bom estado, calçadas conservadas e áreas públicas em condições de convivência para os moradores. Então, para isso, queremos reforçar a equipe de limpeza e manutenção, responsável por recolher entulho e pelas pequenas obras no Guará, como a limpeza de bocas-de-lobo e conserto de calçadas. Esta é a obrigação da Adminsitração Regional. Há algumas coisas que não foram concluídas, por vários motivos, na gestão passada que precisamos assumir e resolver, como os parquinhos da cidade. Nenhum parquinho novo recebeu alambrado e areia, justamente a parte que cabia à Adminsitração. Vamos resolver isso o quanto antes.
Queremos instalar Papa-Lixos e outro Papa-Entulho para destinar corretamente nossos resíduos. É preciso rever o ordenamento de trânsito em algumas quadras, tornando algumas ruas de sentido único, para possibilitar a construção de calçadas e dar acesso aos caminhões de lixo e de Bombeiros. Vamos estudar tudo com calma, unindo os técnicos do governo e a comunidade para chegarmos ao melhor para o Guará.

E a médio prazo?
Compartilho da visão do deputado Rodrigo Delmasso quanto às prioridades para o Guará. Só de ver como ele indicou as emendas parlamentares para a cidade e o que realizou nos anos que passaram, é possível entender bem isso. O deputado tornou possível o funcionamento da Escola Técnica do Guará, que era um sonho inalcançável para a cidade, e destinou uitos recursos financeiros para as escolas daqui. Este ano, mais uma vez, indicou recursos para todas as escolas públicas do Guará. A Adminsitração vai ajudar a efetivar estes investimentos, e, em parceria com a Coordenação Regional de Ensino, ajudar como puder cada escola, seja na manutenção, no cuidado com as áreas em torno das escolas, em projetos culturais e esportivos ou mesmo executando a cobertura das quadras de algumas delas.
Outra prioridade é o Hospital do Guará. Sei bem que não é de responsabilidade da Adminsitração Regional, mas tudo que passa pela cidade pode ser facilitado por nós. Estamos aqui para contribuir com todas as secretarias e empresas públicas ou privadas pelo bem da cidade. O deputado Rodrigo Delmasso destinou recursos para a elaboração do projeto para o novo Hospital. Vamos fazer força junto com ele para que realmente saia do papel.
O mesmo quero que aconteça com a Biblioteca Pública do Guará. Os estudantes e professores precisam de um local de apoio, com acervo, acesso à internet, auditório e um amplo salão para estudo. As pessoas precisam de um lugar para instruir-se e assim melhorar de vida. Cobramos tanto das pessoas que estudem, façam um concurso, mas é preciso dar condições para isso. Queremos elaborar o projeto este ano de uma biblioteca no Cave, próxima ao metrô, para corrermos atrás de recursos para sua construção em breve.

Como você imagina o Guará nos próximos anos?
O governador Ibaneis Rocha tem sido muito claro na forma que quer mudar o Distrito Federal. As Parcerias Público-Privadas estão na pauta do governo e são prioridade. Talvez a cidade que seja mais beneficiado será o Guará. A Tranbrasília corta o Guará no meio, modificando completamente nosso cenário urbano, trazendo empregos e fortalecendo a economia da cidade. Além de criar uma outra alternativa para o trânsito local. O Cave, incluindo o estádio e o ginásio, e o kartódromo, também serão viabilizados via PPP, que vai trazer enormes benefícios para a população. Estes são apenas os projetos em andamento, mas o novo hospital do Guará, a Feira e outros equipamentos públicos também podem ser beneficiados por PPPs. Por isso, acredito que a cidade passará por grandes mudanças nos próximos anos e cabe a nós ter responsabilidade e competência para administrar.