Dashboard Livre – Software promete facilitar a vida de produtores culturais

O Dashboard Livre é um aplicativo web de gestão de projetos culturais. Fundamenta seu trabalho na valorização e promoção do conhecimento por meio de imagens. Fruto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o Dashboard Livre produz tecnologia própria para a transformação de textos em imagens, desenhadas com algoritmos computacionais, a partir da leitura de dados e informações.

Sabe-se que dados e informações fornecem conhecimento acerca dos mais diversos setores, gerando indicadores e insights que podem auxiliar tomadas de decisões em níveis de trabalho variados.
Sendo assim, o Dashboard Livre vai ao encontro das novas abordagens em tecnologia da informação e comunicação (TIC`s), surgindo como inovação em processos de gestão por meio da visualização e análise de dados.

Nesta perspectiva, devido ao grande volume de informação circulando na internet, à dificuldade de mensuração e análise dos dados, bem como à crescente necessidade de visualização otimizada e dinâmica, o Dashboard Livre faz leituras e inferências criativas de dados culturais, a partir de questões dos usuários, ofertando-lhes relatórios e sugestões inteligentes para tomadas de decisão.

O Dashboard Livre também disponibiliza 50 modelos de documentos indispensáveis à produção cultural, sendo editáveis em plataforma própria, a serem personalizados com as informações dos usuários, fazendo do trabalho de produção uma tarefa simples e ágil.

É software livre e tem seus processos disponibilizados, como fonte de conhecimento. Além de possuir ferramentas de acessibilidade.

O Dashboard Livre é formado por Fernando Aquino, Paloma Amorim da Silva e Michel Aquino. Esse núcleo se motivou a produzir o aplicativo por meio de software livre e produção própria de tecnologia. Possui colaboradores, como Natália Stanzioni e outros que vem integrar os processos do Dashboard Livre por meio de chamada pública, participando com textos, artigos e resenhas próprias, integrando a revista eletrônica do Dashboard Livre.

Voltado aos gestores; Produtores; Agentes; Empreendedores em arte e tecnologia, cultura, estudantes e curiosos.

www.dashboardlivre.com.br (Site em construção. Será disponibilizado no dia do evento – 21 de fevereiro)

Todos os produtos são disponibilizados gratuitamente no site.

O que se encontra no Dashboard Livre

– Simuladores

O simulador usa a análise semântica para identificar e analisar os melhores contextos para a efetivação de seu projeto cultural, permitindo que sua equipe sinalize discrepâncias com rapidez e precisão. Os recursos de consulta por Cidades e por Linguagem Artística permitem que os agentes gastem menos tempo procurando informações e mais tempo projetando ações de impacto.

– Elaborador

Possibilita que o usuário crie documentos personalizados em um ambiente de trabalho integrado e tenha à disposição mais de 50 modelos úteis ao dia a dia da gestão de projetos culturais, fazendo do trabalho de produção tarefa simples e ágil. Acesse de qualquer dispositivo, compartilhe com sua equipe em regime de co-criação. Finalize e imprima, diretamente da plataforma.

– Revista Eletrônica

A primeira edição da revista Dashboard Livre traz a teoria por trás do aplicativo, compartilhando artigos, textos, resenhas, sobre temas como Economia Criativa, Empreendedorismo, Inovação, Arte e Tecnologia, Pensamento computacional e muito mais.
A produção da revista eletrônica é feita em regime de colaboração em que os textos são selecionados a partir de chamada pública, de forma que torna a participação de agentes empreendedores em cultura no intuito de agregar ideias das mais variadas vertentes quanto ao segmento proposto.

– Ferramentas

No Dashboard Livre você encontra ferramentas ágeis para o planejamento e objetivação das ideias, como o Kanban e o 5W2H, ferramentas que vão ajudar os usuários em seus processos de ideação, criação e produção de seus projetos culturais.

Lançamento

Local – Faculdade JK – 507 Sul.

Dia – 21 de fevereiro de 2019

Horário- 19h. 

Entrada Gratuita.

Classificação livre.

Financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura.