Revitalização do Parque do Guará dá mais um passo

Projeto elaborado no ano passado foi resgatado pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso, que negocia suma implantação

Parece que desta vez o sonhado projeto de revitalização do Parque Ezechias Heringer, o Parque do Guará, vai sair do papel e se tornar realidade. O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Rodrigo Delmasso (PRB), morador do Guará, assumiu a implantação do projeto como uma de suas prioridades do mandato.

O projeto, que estava parado na Novacap, onde foi elaborado, está em estudo no Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para começar a ser implantado e está previsto para receber pista de ciclovia, pista de caminhada, quadras poliesportivas, pista de skate, passarela de pedestres e conexão da passagem do Park Shopping com o Carrefour.

Ocupação de duas áreas

O projeto também inclui dois pontos de encontros comunitários com academia, banheiro, parquinhos, estacionamentos com 80 vagas, academia ao ar livre, paraciclos e passagem de fauna subterrânea. Delmasso firmou o compromisso de que fará o que for possível para entregar o Parque aos brasilienses. “A nossa prioridade é entregar o Parque Ezechias para a comunidade do Guará, será o novo Central Park de Brasília. A entrega desse parque vai ficar na história da região”, garante o distrital.

De acordo com o projeto, está prevista a ocupação em duas áreas: uma atrás do Batalhão de Polícia Militar, do terminal rodoviário e da faculdade Projeção e outra na área 28, onde atualmente toda a estrutura está concentrada. O plano é criar em cada uma das áreas grandes pistas de caminhada e de ciclismo, separadas, além de trilhas e áreas para apreciar a natureza.

O Parque Ezechias Heringer, também conhecido como Parque do Guará, está localizado na QE 23, Área Especial do Guará II. Recebeu o nome em homenagem ao pesquisador que identificou diversas espécies de orquídeas em todo o território do Distrito Federal.