Poucas & Boas 941

Excesso de burocracia ou falta de coragem?

Uma carcaça de Kombi abandonada ao lado do restaurante Chalé da Traíra e em frente à QE 42 provocou um acalorado debate num grupo de WhatsApp criado  para discutir assuntos exclusivos do Guará esta semana.

De acordo com denúncias, a carcaça está lá abandonada desde novembro do ano passado, se transformando num provável foco de Dengue e, mesmo com insistentes solicitações da Vigilância Ambiental do Guará aos órgãos competentes (Administração Regional e Detran), não foi retirada.

Cobrada por vários membros do grupo, a administradora regional Luciane Quintana prometeu tomar providências, mas se limitou a mostrar ofícios encaminhados ao DF Legal (ex-Agefis) e ao Detran. O DF Legal agiu nesta quinta-feira e retirou a tenda que servia de apoio ao antigo lava-jato. Mas a Kombi continua lá, aguardando a burocracia resolver.

A administradora está sendo criticada pela falta de agilidade nas providências para um caso tão sério de saúde pública.

 

Campanha de conscientização contra Dengue

Lideranças comunitárias participaram nesta quinta-feira, 4 de julho, de uma reunião de conscientização sobre o enfrentamento da dengue na cidade.  Técnicos do SLU e da Vigilância Ambiental mostraram os riscos cada vez maiores da proliferação da doença e  reforçaram a necessidade da população se conscientizar e ajudar no combate.

Uma das recomendações é para a população deixar de colocar as esperanças somente na borrifação do veneno, chamado de “fumacê”, eu combate apenas os mosquitos adultos e não chegam às larva,s que são capazes de permanecer até 450 dias aguardando um ambiente propício, com água e calor, para eclodir e se transformar em novos mosquitos. Portanto, o fumacê é apenas um paliativo e não a solução.

 

Coleta Seletiva de Lixo

Na mesma reunião, o SLU informou que vai reforçar a coleta seletiva de lixo no Guará, que por enquanto atinge apenas a área entre a QIs 23 e 33 e a QE 40 do Guará II. A intenção do governo é estender o serviço por toda a cidade até o próximo ano.

 

 

Coleta de vidros

Ainda sobre o assunto, foi instalado em frente à Administração Regional mais um contêiner de recolhimento de vidros na cidade – o primeiro foi ao lado Guará shopping, na QI 29 do Guará II.

Nesses contêners o morador pode deixar qualquer tipo de vidro e evitar que sejam descartados em áreas públicas.

Lembrando também que a Administração do Guará conta dois outros três tipos de recolhimento de inservíveis, o de lixo eletrônico (aparelhos de TVs, de som, computação) e de óleo usado de cozinha, além do recolhimento de móveis usados em residências. Basta ligar para 3383.7262.

 

Carroceiros ajudam na disseminação da dengue

As carroças, que continuam circulando mesmo proibidas por lei no Distrito Federal desde janeiro, são uns dos grandes responsáveis pelo risco da proliferação da dengue no Guará, ao depositarem lixo e entulho em áreas públicas sem menor o cuidado.

Aliás, Guará é uma das poucas cidades do DF em que as carroças podem circular livremente. Mas, falta coragem à Administração Regional para acabar com esse serviço que, além dos riscos à saúde pública, atrapalha o trânsito.

 

Rasteira de Ibaneis em Izalci

Depois de ter lutado pela transferência da Junta Comercial do DF da União para o Distrito Federal, o senador Izalci Lucas levou uma rasteira do governador Ibaneis Rocha. Enquanto pertencia à União, o órgão era dirigido por indicados de Izalci, mas assim que passou para a competência do GDF foram todos trocados por amigos do governador Ibaneis.

Pelo jeito, as eleições de 2022 estão mais perto do que a gente pensa.

 

Terra de ninguém

Continua a farra das construções irregulares no Polo de Moda, o “polo de quitinete”, que está cada vez mais sendo ocupado por garotas de programa e jogos de azar, por causa das facilidades no aluguel, preço dos imóveis e falta de fiscalização.