Caminhada pelos parques
Será neste domingo, 21 de julho, a Caminhada pelo Parques do Guará – Ezechias Heringer, Denner e dos Eucaliptos. A saída será às 8h30 no Parque Denner (no Polo de Moda), passando pelo Parque dos Eucaliptos (QE 42) e terminando no Parque do Guará, por volta de 10h30. Serão 8,7 km de caminhada. De lá, quem quiser continuar até o Parque da Cidade … onde haverá um lanche colaborativo, no estacionamento 5.
Tarde na Rua do Lazer
Um grupo de produtores e empresários do Guará está propondo a ocupação vespertina da Rua de Lazer. Após o meio dia, as famílias recolhem-se para almoçar e poucas retornam. A ideia é promover apresentações musicais, em parceria com a academia de música Espaço Sonoro e outros artistas do Guará, acompanhado de um farto sorteio de brindes doados pelos empresários locais e um desfile de moda de lojas da cidade, além da exposição de artesanato. As atividades nesse período serão concentradas na QI 29, em frente à sorveteria Chiquinho.
A Rua de Lazer acontece na avenida central do Guará II, entre o Consei e a 4ª DP sempre nos últimos domingos de cada mês.
Mais casos de dengue no Guará
Cinco novos casos de dengue na cidade entre junho e julho estão assustando os técnicos da Vigilância Ambiental, porque são atípicos para a época de seca, quando o mosquito transmissor não costuma eclodir. Foram registrados três casos numa mesma casa na QE 20, um na QE 19 e outro na QE 26.
Para tentar amenizar o problema, foi providenciado um fumacê na QE 19 nesta quarta, 17 de julho. Mas é bom lembrar que o fumacê apenas combate o mosquito adulto e não a larva, que pode se transformar em mosquito em até um ano e meio. Portanto, não é a solução.
Combate começa em casa
Quando começa a circular um vírus diferente, mais pessoas têm maior probabilidade de serem contaminadas. Em outros anos, esse era um vírus que não tinha predominância. Por isso, em 2018 houve menos relatos.
Lixo é um dos principais fatores que colaboram para a proliferação dos focos de dengue.
Regularização da QE 40 e Polo de Moda
O diretor de Regularização e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, está discutindo com empresários da cidade a situação da QE 40, que inclui o Polo de Moda.
Criada há mais de 20 anos no caso da QE 40, e há 15 anos no caso do Polo de Moda, as quadras não foram ainda regularizadas por causa do desvirtuamento do projeto original.
Como foram destinados a determinadas atividades empresariais, mas transformados em residências, principalmente para especulação imobiliária, os prédios não atendem mais à legislação que criou as duas quadras.
De acordo com o projeto original, os prédios deveriam ter no máximo três andares – térreo e mais dois – mas a maioria tem mais de quatro e alguns chegam a seis andares.
O governo tenta agora uma solução definitiva para legalizar as construções, o que deve, entretanto, passar pelo crivo do Ministério Público.
Missão muito difícil.