Governador de Rotary visita RC Guará

Um dos dois clubes rotários da cidade mostra seus projetos e suas perspectivas para a nova gestão

Governador e os sócios do clube durante a visita oficial

O governador do Distrito 4530 de Rotary Internacional, que engloba os estados de Tocantins, Goiás e o Distrito Federal, Alberto Sousa Brito, e sua esposa Antonia Gonçalves, fizeram sua visita oficial ao Rotary Club do Guará, nesta terça-feira, 30 de julho, na sede do clube na QE 38.
Durante a visita, que é feita a todos os 77 clubes do distrito durante a gestão de um ano da governadoria (junho a junho do ano seguinte), o governador conheceu dois projetos – um em parceria com o Lar de Idosos São Francisco de Assis, na quadra 1 do Park Way (entre Guará e Núcleo Bandeirante), e outro assistido pelo Centro de Orientação Socioedutativa (Cosi) da Estrutural.

Visita ao Lar São Francisco de Assis

No Lar São Francisco de Assis o clube desenvolve um projeto de socialização, com massagens, cuidados de beleza e outra atividades com os 55 idosos assistidos pela instituição, e agora reformou (com a ajuda de empresas parceiras) e vai fazer funcionar um salão de beleza para atender com corte de cabelo, manicure e pedicure e outros cuidados aos mais vaidosos, a maioria carente.
À noite, o casal governador foi recebido com um jantar festivo e de trabalho, na sede do clube, com a presença dos sócios e de convidados de outros clubes de Brasília. Além do Rotary Club do Guará, o mais antigo (completou 39 anos em maio), que se reúne às terças às 20h na QE 38, a cidade tem ainda o Rotary Club Guará Águas Claras, que tem sede no Cave, ao lado da antiga Casa da Cultura, que se reúne às quintas-feiras, às 20h30.

Com a ajuda de parceiros, o clube reformou o salão de beleza do Lar São Francisco de Assis

O Rotary
Criado na cidade de Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Atualmente, o Rotary está presente em 217 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. No Distrito 4530 (parte de Goiás,Tocantins e Distrito Federal) , 77 clubes (incluindo os clubes de jovens Interact e Rotaract) e 1.500 rotarianos.
Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite (paralisia infantil), desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989. Através da Fundação Rotária, o seu braço filantrópico,o Rotary Internacional promove e financia campanhas de alfabetização e oferece bolsas de estudos e intercâmbios de jovens entre países.