Pet Amigos – Leitura e diversão na defesa no meio ambiente

Nestablo Ramos, autor e ilustrador do Guará, divulga livro-jogo para conscientizar crianças sobre a importância da preservação ambiental, principalmente em época de seca

Nascido no Rio de Janeiro e residente no Guará, Nestablo cria projetos sobre a conscientização ambiental para o público infantil. Formado em Design de Interfaces, é aficionado pela arte do desenho desde criança. Publicou seu primeiro trabalho autoral em 1998 de forma independente e, desde então, ganhou prêmios e teve obras publicadas por diferentes editoras. Apaixonado pela vida animal e contrário à destruição da natureza, fez destes temas seu objetivo de vida.

Agora, o autor divulga o Pet Amigos, uma história em quadrinhos cujo tema está associado à sustentabilidade ambiental, social e cultural.

Para reforçar os conhecimentos apresentados na história, o livro é acompanhado de um caderno de atividades, com pôsteres dos personagens, indicações de brincadeiras sadias, charadas, labirinto, caça-palavras, dicas de sustentabilidade ambiental e social, além de ensinar a construir um “bichonário”. Os dois livros são envolvidos em uma pasta que, quando aberta, se torna um jogo de tabuleiro didático a partir do qual as crianças podem reforçar o conhecimento sobre os animais do cerrado brasileiro. Trata-se, pois, de um kit de educação ambiental.

Especificamente no livro sobre o combate ao fogo, o quartel-general dos PET Amigos é comandando por Loopo, um lobo-guará, que, com seus amigos, vigiam e monitoram os perigos no planeta. Pan (o urso panda), Sabrinho (o tigre siberiano), Blindado (o tatu-canastra), Olga (a onça-pintada), Leo (o mico-leão-dourado) e Sauro (o jacaré-açu) precisarão desvendar um trote passado ao Corpo de Bombeiros, apagar um incêndio iniciado por uma ponta de cigarro jogada no chão e combater um monstro de fogo gigante.

O autor tem participado de eventos destinados à disseminação da cultura pop e visitado escolas públicas e particulares para, de forma lúdica, apresentar questões importantes sobre a maneira como os leitores podem enxergar as questões pertinentes ao meio ambiente.

Conheça:

https://www.youtube.com/channel/UCdNHHRRocVK1uByVIO8R1GQ

https://www.instagram.com/protetoresxd/

http://www.osprotetores.com.br/