Pequito – o verdadeiro líder comunitário

Quem para alguns minutos em frente à casa do servidor público aposentado Francisco Xavier de Castro logo nota que não é uma casa qualquer. Ali, bem em frente à praça, é um centro de apoio para as atividades recreativas da quadra, e uma referência para os vizinhos. Durante poucos minutos de conversa, um garoto aparece para pegar uma bola emprestada, outro, menor, pede para encher o pneu da bicicleta e outros três vêm beber água. O filtro, instalado na grade, com o bico para a rua, fornece água mineral para todos os frequentadores do espaço público. No fim da tarde aparece um garotinho pedindo dindin. “Cuidamos das plantas da praça direitinho”, justifica a criança enquanto leva as guloseimas para as irmãs.

Pequito, além de prefeito da quadra, é o grande animador e organizador dos eventos comunitários. Alguns bem tradicionais, como o ano novo (com fogos, ressalta), o São João, o carnaval e a festa da família. “Em nossa quadra há algumas pessoas, principalmente os idosos, que vivem sozinhos. Tem alguns que quase não saem de casa e precisam sentir que a comunidade está preocupada com eles”, conta o líder comunitário.

O bebedouro ele instalou por comodidade. “Toda hora alguém tocava a campainha pedindo um pouco de água. Nunca negávamos, mas era preciso levantar do sofá o tempo inteiro, por isso mandei instalar um bebedouro na rua”, diverte-se. De tanto fazer festa, Pequito foi adquirindo tudo que era preciso alugar antes. Hoje tem som, tenda, jogos e equipamentos para registrar os eventos. Ele é também proprietário da Rádio Guará Web, uma rádio digital voltada para os moradores da cidade, onde transmite as atividades da comunidade.

Existe até um cronograma informal para uso da quadra: às segundas e quintas joga-se vôlei, às terças e quartas joga-se basquete e às sextas queimada. Mas, a quadra está sempre disponível, ainda que bem ocupada. Tudo se resolve na conversa, se precisar de mediação, basta chamar o Pequito na casa em frente.

O próprio prefeito da quadra ajudou a instalar as tabelas novas

Basquete e Festa da Criança

Este ano, a quadra poliesportiva foi pintada, revitalizada e recebeu tabelas de acrílico. A comunidade, os jogadores, o próprio Pequito e a Administração Regional se juntaram para tornar o espaço melhor. Para celebrar, neste sábado (28 de setembro), acontece o 3º Torneio de Basquete de Rua do Guará. O torneio une cerca de 25 equipes de basquete 3×3 que já estão treinando. “Com as tabelas novas, toda a cidade está vindo treinar aqui”, explica Pequito. O campeonato começa cedo e leva o dia todo. E as equipes são recebidas com café da manhã reforçado, e ainda ganham água, isotônico, barra de cereais e frutas para jogarem em sua melhor forma.

No mesmo domingo acontece a festa das crianças. Brinquedos infláveis, gincana, sorteios, animadores e música para os pequeninos. Servidos de dindin, picolé e cachorro quente (tudo de graça), as crianças participam de torneios de dama, xadrez, ping pong e totó.

Segurança

Nem só de festa vivem as QE e QI 2. Os moradores estão muito preocupados com a segurança local. Estão organizados em grupos de WhatsApp, onde ficam sabendo de tudo que acontece na quadra. Os síndicos de todos os blocos e representantes de todas as ruas estão no grupo, nada passa desapercebido da Prefeitura Comunitária. É também a prefeitura que aciona a Administração Regional e outros órgãos sempre que é preciso. “Solicitamos reforço da iluminação, a desobstrução de becos, poda de árvores, recolhimento de entulho e a limpeza, além da reforma da praça. Temos conseguido muitas coisas com a Administração, sempre somos bem atendidos”, celebra Pequito, antes de cumprimentar um time de jogadores de basquete que parou para beber água em seu portão.