Judoca faz campanha para representar o Guará no México

Samuca, de 13 anos, precisa arrecadar dinheiro para viajar ao Campeonato Pan-Americano Sub 13 e Sub 15 em Guadalajara

Samuel Dias começou a treinar judô aos 8 anos na academia Corpo & Arte no Guará. Aos 13 é o atual líder do ranking no Distrito Federal e 2º colocado no ranking nacional, na categoria sub 15 até 40 quilos. Ao longo dos dois últimos anos tem buscado bons resultados em competições nacionais e realizando lutas com atletas da seleção brasileira. “Meu maior sonho e minha maior meta no judô é integrar a Seleção Brasileira e poder representar o Brasil lá fora” conta o atleta.

Para conseguir seu objetivo, precisa competir no Pan-Americano da modalidade, em Guadalajara, no México, para onde já está convocado. Para ir até o campeonato, o atleta calcula que gastará até R$ 7,4 mil, em passagens, hospedagem e alimentação. O governo, por enquanto, não garantiu as passagens, como prevê o programa Compete Brasília. “Entramos com o pedido solicitando apoio com as passagens aéreas, mas Há dois anos consecutivos sai somente o ônibus, com isso a viagem se torna cansativa e longa devido a distância e nós atletas chegamos com desgaste enorme sem condições de lutar de igual, além do enorme período na estrada e dias perdidos na escola. Não temos como saber se teremos o benefício do programa”.

Em busca de realizar o sonho, iniciou um pedido de financiamento coletivo (link abaixo). “Os custos dessa viagem são altos e eu não tenho apoio de uma Bolsa Atleta Estudantil para ajudar com as despesas e no mais minha família e meu técnico que se desdobram para que eu esteja competindo a nível local, nacional, mantenha os treinos na academia e fora dela para eu seja um atleta de alto rendimento”, conta Ângela Dias, mãe do atleta.

Se o governo garantir as passagens, o dinheiro arrecadado será utilizado em competições no início de 2020. “Esse ano de 2019 tivemos a maioria das competições importantes no início do ano e foi bem difícil manter presença nas principais”, explica Samuca.

 

Contribua aqui:

http://vaka.me/709963