Operação retira invasão, curral e lixão da QE 38

Cinco órgãos do governo se mobilizam para remover lixão e a invasão mantida por carroceiros

Cerca de 90 pessoas e 30 veículos foram mobilizados na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, para a retirada do lixão e invasão de uma área entre a QE 38 e as novas quadras do Guará II (QEs 48 a 52). Os barracos foram todos removidos e o lixo e entulho recolhidos por caminhões da Novacap. A operação inclui ainda a remoção das invasões de área ao lado dos canteiros de obras das cooperativas habitacionais, alvo de operação no mês passado. Cerca de 20 famílias viviam no local, sobrevivendo da venda de produtos recicláveis e de recolhimento de entulho de obras com o uso de carroças.

A vila e o lixão são antigos e já foram retirados várias vezes, mas os carroceiros acabam retornando. A área pertence ao Parque dos Eucaliptos, mas ainda não foi cercada. O curral comunitário da QE 38, instalado irregularmente há quase uma década, onde dezenas de pessoas e cavalos se abrigavam também foi retirado. Os carroceiros são os principais responsáveis pelo acúmulo de lixo no local. Todos os cavalos foram recolhidos pela Secretaria de Agricultura.

Participam da operação desta segunda-feira o DF Legal (antiga Agefis), Secretaria de Segurança Pública através da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Administração Regional do Guará, Secretaria de Desenvolvimento Social (para assistência às famílias), Secretaria de Agricultura (para o recolhimento dos animais).