Elite JK Guará aposta na mentalidade de crescimento

Inteligência e habilidades são desenvolvidas

Nas últimas décadas, a psicologia afirma que a nossa forma de pensar, ou seja, as nossas crenças podem determinar o nosso sucesso. São elas que formam a nossa mentalidade, as responsáveis por continuarmos tentando, assumindo novos desafios e persistindo em um objetivo ou, por outro lado, são as crenças também que podem nos desmotivar, desacreditar e desistir. Utilizando o tema e o livro da pesquisadora Carol Dweck como referências, o Elite JK Guará desenvolveu o Projeto Mentalidade de Crescimento para seus alunos. A pesquisadora, que é pioneira no estudo sobre o desenvolvimento pessoal e a personalidade, defende em sua obra a importância de valorizar o esforço. O projeto do Elite tem como propósito motivar os estudantes a aprenderem e a se esforçarem cada vez mais.

Segundo o Projeto Mentalidade de Crescimento, cada aluno possui suas facilidades e dificuldades, mas o sucesso não depende disso. Ele depende, sim, da noção de que a aprendizagem precisa ser constante e que qualquer tipo de aprendizagem requer esforço. “Quando um aluno entende que o fator determinante para o seu sucesso é o seu próprio esforço e empenho, ele se torna protagonista do seu processo de aprendizagem e desenvolve autoconfiança para enfrentar novos desafios e realizar os seus sonhos”, explica Renata Rotenberg, professora do Elite e uma das idealizadoras do projeto “Mentalidade de Crescimento”.

No decorrer das aulas do projeto, os professores do Elite têm quatro pilares como base: plasticidade (o seu cérebro pode se desenvolver), motivação para iniciar, motivação para continuar e prática deliberada (treinando para excelência).

Na primeira aula, os alunos já aprendem a romper com a ideia de que inteligência ou talento são inatos, passam a analisar o cérebro como passível de construção a partir do esforço e da repetição e diferenciam Mentalidade Fixa da Mentalidade de Crescimento.

Inteligência é como músculo: cresce com esforço

De acordo com estudos realizados nas últimas décadas, a inteligência pode ser desenvolvida. “O que aprendemos com essas pesquisas é que o nosso cérebro trabalha como um músculo. Sabemos que podemos desenvolver o seu crescimento indo à academia, ou fazendo exercícios físicos. Sabemos também que para desenvolvê-los não adianta fazermos exercícios fáceis e cotidianos. Precisamos de treinos que os levem aos seus limites, que requerem um esforço além do que estamos acostumados”, destaca Renata.

Mentalidade Fixa x Mentalidade de Crescimento

Diferenciar Mentalidade Fixa e Mentalidade de Crescimento não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário. Na Mentalidade Fixa, as pessoas se apegam aos seguintes pontos: creem que inteligência e habilidade são genuínas, têm dificuldade em ver as próprias limitações, evitam desafios por medo de revelar fraquezas, não acreditam que o esforço possa gerar mudanças e encaram problemas sem esperança em solucionar. Já na Mentalidade de Crescimento, elas acreditam no desenvolvimento da inteligência e de habilidades, buscam aprendizado para superar limitações, abraçam desafios e encaram falhas como aprendizado, veem o esforço como caminho da excelência e enfrentam problemas com entusiasmo.