Natação para bebês no Guará

Academia Água Vida tem turmas para que os pais e os bebês divirtam-se juntos na piscina, estimulando o desenvolvimento motor dos pequenos

Divertida e estimulante, a natação para bebês encoraja a aptidão natural das crianças em movimentarem-se na água. Um divertido momento de prazer partilhado entre os pais e os filhos. Depois de nove meses de gestação, todos os bebês estão à vontade dentro da água! Até cerca de 1 ano de idade, os bebês ainda têm o reflexo natatório (ou de apneia): debaixo da água, os bebês fecham automaticamente a boca, bloqueiam a respiração e mexem os braços e as pernas. Mas nas aulas de natação estimulamos os bebês a irem além do que naturalmente eles já iriam forçando o alongamento da braçada, a pernada, estimulando o tato em superfícies diferentes, assoprar na água para fazer as bolhas, musicalização e o principal que é o auto salvamento.

No Brasil, os afogamentos são a segunda maior causa de morte e a sétima de hospitalização por motivos acidentais entre crianças com idade de zero a 14 anos. Em 2017, 954 pessoas dessa faixa etária morreram vítimas de afogamento, o que representa uma média de 2,6 óbitos por dia, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Além de contribuir muito para a saúde da criança, a natação de bebês é muito importante para que a criança possa associar o que pode e o que não pode fazer na piscina.

A proposta da Academia Água Vida é fazer os bebês vivenciarem a pratica aquática junto com o responsável, a aula começa ainda fora da piscina, com as crianças sentadas na borda (trabalhando comando verbal) e só podem entrar na água quando o responsável chama. Isso é um dos pontos principais para a segurança na piscina, pois as crianças assimilam que só poderá entrar quando alguém dentro da piscina chamar.

O desenvolvimento cognitivo e motor com a musicalização é feito durante toda a aula, as crianças aprendem muito com essa maneira lúdica. Dentro da água, os bebês melhoram a consciência corporal, regulam e melhoram a qualidade do sono, alimentação, socialização, aprendem a movimentar-se de modo diferente e experimentam novas sensações. Esta atividade encoraja os bebês a serem mais confiantes, a terem uma maior autonomia, a serem mais sociais graças à presença do grupo. Enfim, é um momento privilegiado de cumplicidade e de prazer entre os pais e os filhos.

As aulas

Cada bebê é acompanhado por um dos pais ou responsável, o grupo é orientado por um professor de natação especificamente formado. A água está aquecida a uma temperatura entre os 31ºC e os 32.5ºC. A entrada na água é feita suavemente, com o bebê sentado na borda, segurando levemente a mãozinha os pais convidam as crianças a entrar na água. Uma vez dentro da água. Levando em consideração que cada bebê tem seu ritmo, idade e personalidade. A aula é feita igualmente para todos, porém cada bebê executa os movimentos conforme a sua própria evolução.

Durante as aulas, são utilizados diversos materiais e brinquedos aquáticos. E sempre no finalzinho da aula tem a “hora da bagunça” onde todos os brinquedos ficam na piscina para os pais brincarem com os bebês e no final uma música é cantada para “arrumar a bagunça” estimulando assim desde cedo a organização das crianças.

Para iniciar nas aulas o bebê precisa da autorização do pediatra, geralmente isso ocorre a partir de 4 meses, que é quando o bebê já tomou as principais vacinas.

Academia Água Vida
QE 40 AE 06 Lote 08
De Segunda a Sexta-feira de 06h as 22h
Sábado de 08h as 13h
Telefone: (61) 3382-3030
www.academiaaguavida.com.br