Diante do enfrentamento ao coronavírus, a campanha de vacinação contra a gripe seguirá algumas recomendações importantes para que sejam evitadas aglomerações, especialmente, no cuidado e organização dos idosos, público prioritário nesta primeira etapa que começa nesta segunda-feira (23).
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Hospital Regional do Guará (HRGu) preparam-se para receber o público e contam com o apoio da Administração Regional do Guará.
Para reduzir o número de pessoas e reforçar medidas seguras para pessoas do grupo de risco de extrema vulnerabilidade, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal estabeleceu que o atendimento nas UBSs aos idosos sejam realizados em ordem alfabética. Isto quer dizer que a cada dia da semana, um grupo específico será vacinado.
“O importante neste momento é vacinar o maior número de pessoas entre o público-alvo e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações”, confirma a pasta em ofício encaminhado à administração regional.
A campanha de vacinação contra a influenza será realizada no período de 23 de março a 22 de maio, sendo 09 de maio, o dia “D” de mobilização nacional.
Neste ano, esta campanha será antecipada em 30 dias da data inicial prevista e será realizada por etapas e grupos prioritários.
1ª fase – 23/03 a 22/05
Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde*
Nessa primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27/03, cujo primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc ) da seguinte forma:
23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E
24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J
25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O
26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T
27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z
2ª fase – 16/04 a 22/05
Professores de escolas públicas e privadas Profissionais das forças de segurança e salvamento Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais –
3ª fase – 09/05 a 22/05
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias)
Gestantes Puérperas (até 45 dias após o parto)
Povos indígenas Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade Funcionários do sistema prisional
Adultos de 55 a 59 anos de idade
Pessoas com deficiência
*Trabalhadores em saúde a partir da segunda semana, ou seja, de 30/03 até 22/05
As Unidades de Saúde atuarão com horário estendido e também aos sábados. Também será oferecida a alternativa de vacinação “Drive Thru” (vacinar os idosos dentro do próprio veículo).
* Com informações da Secretaria de Estado de Saúde do DF