Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23)

Diante do enfrentamento ao coronavírus, a campanha de vacinação contra a gripe  seguirá algumas recomendações importantes para que sejam evitadas aglomerações, especialmente, no cuidado e organização dos idosos, público prioritário nesta primeira etapa que começa nesta segunda-feira (23).

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Hospital Regional do Guará (HRGu) preparam-se para receber o público e contam com o apoio da Administração Regional do Guará.

Para reduzir o número de pessoas e reforçar medidas seguras  para pessoas do grupo de risco de extrema vulnerabilidade, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal estabeleceu que o atendimento nas UBSs aos idosos sejam realizados em ordem alfabética. Isto quer dizer que a cada dia da semana, um grupo específico será vacinado.

“O importante neste momento é vacinar o maior número de pessoas entre o público-alvo e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações”, confirma a pasta em ofício encaminhado à administração regional.

A campanha de vacinação contra a influenza será realizada no período de 23 de março a 22 de maio, sendo 09 de maio, o dia “D” de mobilização nacional.

Neste ano, esta campanha será antecipada em 30 dias da data inicial prevista e será realizada por etapas e grupos prioritários.

1ª fase – 23/03 a 22/05

Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde*

Nessa primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27/03, cujo primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc ) da seguinte forma:

23/03 Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E

24/03 Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J

25/03 Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O

26/03 Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T

27/03 Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

2ª fase – 16/04 a 22/05

Professores de escolas públicas e privadas Profissionais das forças de segurança e salvamento Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais –

3ª fase – 09/05 a 22/05

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias)

Gestantes Puérperas (até 45 dias após o parto)

Povos indígenas Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

População privada de liberdade Funcionários do sistema prisional

Adultos de 55 a 59 anos de idade

Pessoas com deficiência

*Trabalhadores em saúde a partir da segunda semana, ou seja, de 30/03 até 22/05

As Unidades de Saúde atuarão com horário estendido e também aos sábados. Também será oferecida a alternativa de vacinação “Drive Thru” (vacinar os idosos dentro do próprio veículo).

* Com informações da Secretaria de Estado de Saúde do DF