Time Out Band grava música pelo celular, cada um na sua casa

O estúdio Formiguero, no Guará, coordenou a gravação da nova música da Time Out Band, composta por jovens autistas, usando apps, paciência e paixão

Com o estúdio fechado, o produtor musical Bruno Formiga precisou reinventar suas técnicas para conseguir gravar músicas de artistas de Brasília durante a quarentena imposta pela pandemia de Covid-19. Um dos projetos em qual atua com mais afinco é a Time Out Band, uma banda formada por jovens neurodiversos, ou autistas, e terapeuta e idealizador da banda, Paolo Rietveld, sugeriu a gravação de uma música com jovens, mesmo à distância.


A música escolhida, Love in The Heart, estava composta e precisaria ser gravada e mixada. A mensagem de amor e tolerância, propícia para tempos de isolamento, era uma forma da banda expressar sua preocupação com o mundo. Sem quebrar a quarentena, os músicos Ivan M. Sapha, João Henrique F. Lopes, Matheus Winkler e João Gabriel Mello gravaram cada um de sua casa, trocando impressões musicais e informações pelo celular. Assim, Bruno Formiga conseguiu colocar tudo junto e surgiu Love in the Heart, disponível no YouTube.

O processo

Bruno Formiga desenvolveu uma técnica, muito legal para produção de música durante a pandemia, aonde os músicos podem gravar música e continuar lançando nas plataformas digitais. Mantendo a restrições de isolamento social, onde cada músico está em sua casa, pode-se usar um app para captar cada canal individualmente. Após todos gravarem, os arquivos são enviados ao produtor ou engenheiro de mixagem, para que possa refinar os detalhes de cada música ou mesmo criar de maneira criativa cada processo artístico da música. A masterização é feita usando o equipamento convencional, só aí a música está pronta para ser lançada.