A Região Administrativa do Guará está recebendo várias ações do programa GDF Presente até a próxima segunda-feira (27). Nesta quarta (22), por exemplo, foram removidos 136 toneladas de entulho.
Além do combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), a equipe do Polo Central 2 também está trabalhando na roçagem, poda, lavagem de paradas de ônibus, higienização da feira e Operação Tapa-Buracos.
Morador do Guará há 46 anos, Edir Peixoto, 71 anos, reconhece que desde que o GDF Presente começou a atuar na região houve uma grande melhora na cidade. “Todos os locais têm problemas. A população também tem que se conscientizar e fazer sua parte. É comum vermos pessoas jogando lixo no chão, por exemplo”, comenta o aposentado.
Trabalho contínuo
Segundo a coordenadora do Polo Central 2, Vânia Gurgel, as ações são contínuas e não podem parar, independente da pandemia do novo coronavírus. “São pequenos trabalhos que fazem muita diferença para a população. Continuamos com as nossas atividades, reuniões e resolvendo as demandas”, garante.
“O reforço do GDF Presente é muito importante, pois ajuda a administração regional agilizar o atendimento das demandas dos moradores. O apoio do Polo Central faz toda a diferença em nossa gestão”, reforça a administradora Luciane Gomes.
Além dos trabalhadores do polo, a equipe conta com a ajuda de reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), subordinada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Para os serviços também são usados maquinários do órgão e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que juntos totalizam oito caminhões.
Para solicitar os serviços de manutenção, basta ligar para o número 162, gratuitamente, ou registrar a manifestação pelo site. Também é possível fazer o registro presencialmente. Cada órgão público do governo conta com uma ouvidoria especializada.
Nesta quarta, a Administração Regional também interditou novamente o acesso ao Parque Denner. Desde 18 de março, a realização de atividades nos parques ecológicos, recreativos, urbanos e vivenciais estão suspensas para conter a proliferação do novo coronavírus. O órgão intensificou a ronda no local para evitar que o parque seja aberto sem autorização. É possível fazer denúncias de irregularidades na ouvidoria.