Centro de Ensino Médio 1 do Guará é reformado durante a quarentena

A escola tem cerca de 1,3 mil alunos, entre 14 e 19 anos, divididos nos turnos da manhã, tarde e integral

O Centro de Ensino Médio (CEM) 01 na QE 07 do Guará tem uma estrutura esportiva invejável. É uma das duas únicas escolas públicas do Distrito Federal com piscina, pista de atletismo e três quadras poliesportivas. Porém, os alunos e professores da natação reclamavam que a grade da piscina dava choque.”O alambrado ficou eletrificado e dava choque em todo mundo que passava com os pés molhados, a gente encontrou um paliativo. Colocamos um pneu entre a grade e o poste de luz, a borracha fazia o isolamento elétrico e não deixava passar eletricidade para a grade”conta o professor de educação física, Daniel Corrêa e Castro Soares.

A escola é de 1970, a fiação foi substituída, calçadas revitalizadas, e a iluminação trocada. Fotos: Acácio Pinheiro

Mas agora, quando as aulas retornarem, a comunidade escolar vai encontrar a escola de cara nova. A fiação elétrica de todo o colégio está sendo substituída e, consequentemente, a iluminação do local será reforçada, com isso terminam os picos de energia que constantemente aconteciam ali e dos choques na grade da piscina. Além disso, a cozinha, onde funciona a cantina e são servidas as refeições, também está em reforma.

A cozinha já precisava ser revitalizada, mas o serviço passou a ser urgente com a implantação da educação integral. “Os alunos fazem cinco refeições na escola, trocamos o piso, agora é uma cerâmica antiderrapante, as portas são metálicas e as prateleiras são de ferro com acabamento em mdf, foram instaladas novas pias e bancadas, exaustores para diminuir o calor do ambiente e os depósitos foram completamente separados: um armazena alimentos perecíveis e outro os hortifrutigranjeiros. Tudo de acordo com os padrões da Vigilância Sanitária. “A escola é velha, de 1970. Precisa de manutenções. Estamos finalizando as obras””, explica a diretora da escola, Cynara Martins Souza.

Custos

As obras são custeadas pelo contrato de manutenção da Secretaria de Educação, junto com verba do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf) destinada por emenda parlamentar. “A reforma da cozinha custou R$ 45 mil, recebemos emenda parlamentar de R$ 60 mil. O restante do dinheiro usamos em pequenos reparos e na compra de material”, relata a diretora. “A parte elétrica foi feita com o contrato de manutenção”, enumera.

Ensino Integral

O CEM 01, conhecido pela comunidade como GG, tem cerca de 1,3 mil alunos entre 14 e 19 anos que cursam as três séries do Ensino Médio. A escola tem aulas nos turnos matutino, vespertino e, desde o começo do ano letivo, adotou o ensino integral, quando os adolescentes e jovens ficam de 8h30 às 18h no colégio. “Temos seis turmas de 20 alunos cada. Estávamos começando a trabalhar o ensino integral, veio a pandemia de coronavírus e as aulas acabaram suspensas”, conclui a diretora Cynara.

Aberta à comunidade

Além dos 1,3 mil alunos matriculados, o GG é frequentado por cerca de outros 250 estudantes de outras escolas do Guará e da Estrutural e por moradores da comunidade. o CEM 01 é um dos pólos do projeto Centro de Iniciação Desportiva (CID), um projeto da Secretaria de Educação que objetiva proporcionar aos alunos da rede pública de ensino do DF, no contra turno escolar, o conhecimento técnico e tático de diferentes modalidades esportivas, buscando identificar diferentes aptidões e interesses dos estudantes, ampliando o processo de seleção e formação de futuros atletas.

Pelo projeto, a escola oferece aulas de atletismo, natação e esportes paraolímpicos para crianças e jovens matriculados em escolas públicas da região. Além disso, oferece um clube de corrida à comunidade e sedia as aulas do programa Ginástica nas Quadras, às segundas, quartas e quintas.