Sanear Dengue visita mais de mil residências no Guará

O combate à dengue no Guará recebeu mais um reforço importante nesta sexta-feira (29) com a realização da força-tarefa do programa “Sanear Dengue”. A ação coordenada pela Vigilância Ambiental em parceria com a Administração Regional do Guará e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal contou  com a participação de 90 servidores entre agentes e militares nas áreas identificadas com maior número de casos registrados de dengue.  Ao todo, 1.768 residências foram vistoriadas.

Durante as visitas, as equipes verificam potenciais focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti como pratinhos de vasos de plantas, caixas d’água, calhas e recipientes que possam acumular água. Além disso, o morador recebe orientações importantes de prevenção. Diariamente, agentes da Vigilância Ambiental trabalham na inspeção de residências e investigação dos casos.

“A situação da dengue no Guará nos mantém em alerta. O apoio do Sanear Dengue é fundamental para que possamos ampliar o trabalho que é realizado diariamente. A conscientização da comunidade é primordial para reduzirmos as estatísticas”, aponta a administradora regional, Luciane Quintana.

A Administração Regional do Guará já retirou mais de 160 toneladas de lixo das vias públicas.  Em 20 de maio,  12 carcaças foram recolhidas no Setor de Oficinas da QE 40, QE 46, QI 2 durante a operação “DF Livre de Carcaças” coordenada pela Secretaria de Segurança Pública em conjunto com o DF Legal, Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e Administração Regional do Guará. Todas apresentavam ameaça à saúde pública, pelo potencial risco de proliferação do mosquito e à segurança da comunidade por servirem de esconderijo de usuários de drogas.

Ação igual foi realizada  em fevereiro deste ano, 45 carcaças foram retiradas do Pátio de Obras da administração regional e encaminhadas para o depósito do Departamento de Estrada e Rodagem (DER/DF) onde agentes de Vigilância Ambiental fazem o controle vetorial. No total, 57 carcaças e sucatas foram retiradas da região administrativa do Guará por meio do programa.

Somadas a essas ações, nos dias 29 e 30 de abril, a região administrativa recebeu o programa Sanear-DF que higienizou 50 locais de grande circulação: Unidades Básicas de Saúde, Hospital Regional do Guará, parques ecológicos, vivenciais e urbanos, abrigos de ônibus, sede da administração regional, feira, entre outros.

Dados atualizados de janeiro a abril deste ano do trabalho realizado no Guará fornecidos pela Vigilância Ambiental:

✔️Imóveis inspecionados – 16245
✔️ Imóveis fechados – 4673
✔️ Imóveis Recusados – 368
✔️ Imóveis tratamento – 1047
✔️ Imóveis pendências – 47
✔️Depósito inspecionados – 43938
✔️ Depósitos tratados – 2600

Faça a sua parte!

• Mantenha as calhas limpas;
• Mantenha a caixa d’água fechada;
• Não deixe água acumulada sobre a laje;
• Mantenha tampados os barris d’água;
• Encha de areia até a borda os pratos das plantas;
• Coloque no lixo todo objeto não utilizado e que possa acumular água;
• Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
• Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Sintomas da dengue

Os principais sintomas típicos da dengue são febre alta, náusea, vômito, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor no corpo, dor em volta dos olhos e sinal de sangramento. Diante desses sintomas, o paciente deve buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.