Pacientes assintomáticos e acompanhantes ganham máscaras de tecido no HRGu

Iniciativa partiu de servidores da unidade, que fazem os produtos

Servidores do Hospital Regional do Guará (HRGu) começaram a doar máscaras de tecido produzidas por eles a pacientes assintomáticos internados e seus acompanhantes. A ideia começou depois de sentirem a necessidade de ofertar o produto para os que não tinham condições de adquiri-lo, como forma de diminuir os riscos de contaminação pela Covid-19 na unidade.

A iniciativa partiu dos próprios servidores. Depois da obrigatoriedade do uso da máscara com a pandemia do novo coronavírus, e vendo a dificuldade de alguns pacientes em conseguirem o produto, um enfermeiro do HRGu se dispôs a doar o tecido para fazer as máscaras. Depois, uma servidora se voluntariou para confeccionar o produto em sua máquina de costura.

Assim, as equipes do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCIH) do hospital se mobilizaram para ofertar os itens gratuitamente, amarrados por lacinhos e com a frase “Salve vidas. Use máscara”.

Ação solidária

“Trata-se de uma ação solidária. Na distribuição, o NQSP e o NCIH reforçam a orientações quanto às medidas de prevenção e controle de infecções no ambiente hospitalar, em especial a higienização das mãos e o uso correto das máscaras”, explica a chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Elizabete Braz.

A expectativa inicial é distribuir cerca de 40 máscaras de tecido, conforme as necessidades dos pacientes e acompanhantes, com a possibilidade de aumentar a produção. Enquanto isso, os suspeitos de Covid-19 seguem o fluxograma do HRGu e recebem máscaras cirúrgicas ao chegar na recepção do hospital.