500 toneladas de lixo retiradas das ruas do Guará

A força-tarefa de limpeza na cidade entre a Administração Regional do Gaurá e o Polo Central por meio do “GDF Presente” recolheu 500 toneladas das vias públicas só nesta semana  de trabalho (1°a 5 de junho).O serviço concentrou a limpeza em áreas críticas informadas por cidadãos por meio da Ouvidoria e também pelo mapeamento das equipes de manutenção e conservação da regional.

“Diariamente, nossas equipes estão nas ruas atendendo às demandas da população. Com o reforço do Polo Central, conseguimos atender de forma ampla e com maior celeridade. O problema do lixo é crônico e a conscientização dos moradores é fundamental”, ressalta a titular da pasta, Luciane Quintana.

Para solicitar os serviços de manutenção, basta ligar para o número 162, gratuitamente, ou registrar a manifestação pelo site<https://www.ouv.df.gov.br/#/>.


Ações de limpeza

Os entulhos descartados de forma irregular, além de exalarem odor desagradável podem atrair animais peçonhentos e servir de ameaça à saúde pública. Em 2019, a administração regional lançou o projeto #guarásemlixo em que consistia na conscientização de estudantes, comunidade escolar e ativistas ambientais na cidade sobre os cuidados corretos do lixo que contou com a parceria do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O projeto continua com o recolhimento de móveis  inutilizados nas residências.

Outra iniciativa importante foi a realização do projeto “Guará em Ação” nas quadras, o qual também intensificava o atendimento da comunidade nas demandas de limpeza, tapa-buraco, poda, roçagem entre outras solicitações de manutenção na região em que o gabinete itinerante passava.

Somada à essas ações, a Administração do Guará firmou parceria com a empresa responsável em coletar vidros no Distrito Federal para reciclagem sem uso de recursos públicos. A ecolix do projeto está instalada em frente à sede do órgão. No interior do prédio, uma caixa de recolhimento de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado com o projeto Biguá da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) em parceria com a  também integram as medidas de redução de lixo nas ruas dando destinação correta.


Exemplos do que pode ser descartado na ecolix:

Pode: garrafas de bebida em geral, potes de alimento, frascos de cosméticos e medicamentos vazios, copos e taças de vidros.

Não pode: vidro plano (janelas), espelhos, utensílio de cerâmica, porcelana, pirex e similares, lâmpadas, blindex.

O Guará também é uma das regiões administrativas que possui o papa entulho, local para descarte de itens recicláveis e restos de entulho. O local é preparado para receber diariamente, por pessoa, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa de água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis, vasos, sofás, etc) e restos de podas. O papa entulho no Guará está situado na Área do Cave, próximo à estação metrô Feira e funciona de segunda a sábado das 7h às 18h.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também disponibiliza o calendário de coleta para cada região.

Confira o dia da coleta convencional de sua região aqui

http://www.slu.df.gov.br/dias-e-horarios-das-coletas/

http://www.slu.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/Guara-Convencional-2020.pdf