Vigilância Ambiental já inspecionou mais de 20 mil imóveis no Guará

As ações diárias de inspeção aos imóveis na região administrativa do Guará já somam 23.109 locais verificados pelos agentes da Vigilância Ambiental no período de janeiro a junho deste ano de acordo com informações fornecidas pela pasta. Nas visitas, além da checagem quanto aos possíveis focos do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue, zika e chincungunya, os moradores são orientados às medidas de prevenção.

Alinhada à essas ações, a Administração Regional do Guará intensificou os serviços de  limpeza na cidade e já recolheu mais de 500 toneladas de lixo e entulho descartado irregularmente nas vias públicas. O resultado é oriundo também do alinhamento de parcerias com o Polo Central vinculado ao programa “GDF Presente”.
“O Governo do Distrito Federal está comprometido com a população. Intensificamos as ações no Guará com o objetivo de reduzir o número de infectados e  estamos conscientizando a comunidade guaraense sobre as medidas de prevenção, pois essa parceria entre governo e moradores é crucial para vencermos essa batalha”, afirma a administradora regional, Luciane Quintana.
A administração regional também indicou os endereços com carcaças abandonadas registradas via Ouvidoria pela comunidade e juntamente com a Secretaria de Segurança Pública atuou no recolhimento de 57 carcaças  que serviam como criadouros do mosquito.
Além de ações operacionais, outra linha de frente é a educação e a conscientização sobre os riscos em manter um depósito de Aedes em casa. Para isso, a Administração do Guará lançou o projeto #guarásemlixo com o intuito de integrar a comunidade diretamente ao assunto na conservação da cidade.
Em 2019, incrementou a parceria com a Coordenação Regional de Ensino escolar para a mobilização e estudantes e professores do Centro de Ensino 02 (GG), líderes ambientais e comunidade local em uma palestra educativa  quanto à questão da separação correta do lixo, descarte adequado e impacto ambiental de cada item que consumimos quando não tratados da forma correta em palestra promovida por representantes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Ao final, os participantes foram para a prática da seleção dos objetos.

Em outra iniciativa educativa, antes da pandemia, participou ativamente da caminhada de conscientização à população promovida pela Secretaria de Educação por meio da Coordenação Regional de Ensino que mobilizou a comunidade escolar.

Janeiro a junho:

✔️Imóveis inspecionados – 23.109

✔️ Imóveis fechados – 6.324

✔️ Imóveis Recusados – 480

✔️ Imóveis tratamento – 2.215

✔️ Imóveis pendências – 47

✔️Depósito inspecionados – 49.452

✔️ Depósitos tratados – 3.087

Sanear Dengue

A força-tarefa conta com o apoio de militares do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) que inspecionam as áreas identificadas com maior incidência de casos.

Balanço das seis edições do programa na cidade realizadas em 07/03, 04/04/, 18/04, 30/04, 29/05, 18/06:

✔️ Imóveis inspecionados :7486
✔️ Imóveis fechados: 2543
✔️ Imóveis recusados:  171
✔️ Imóveis tratados: 634
✔️ Depósitos inspecionados: 19.888
✔️ Depósitos tratados: 1470
✔️ Dep. positivo Aedes aegypti – 01

*Com informações da Vigilância Ambiental responsável pela região administrativa.